Açoriano Oriental
RTP admite despedir 200 trabalhadores
O actual presidente da RTP, Jorge Ponce de Leão, alertou esta quarta-feira, numa entrevista ao site da estação pública, que o operador poderá ter que despedir 200 trabalhadores, a médio prazo, caso não sejam feitos cortes orçamentais.

Autor: Lusa/AO onilne
     A chegada de um novo operador de televisão, que Ponce de Leão considera inevitável, é a razão para este alerta.

    Segundo as contas do presidente em exercício, a RTP irá perder cerca de 25 milhões de euros em receitas na sequência do provável lançamento de um novo canal com emissão em sinal aberto, situação pela qual "é necessário poupar".

    Cortes orçamentais que podem ser feitos no futebol e na informação, refere o responsável.

    "Teremos de ter cortes significativos no futebol. Não podemos continuar a gastar o que se gasta no acompanhamento dos estágios das equipas de futebol e mesmo as transmissões de jogos vão levar obrigatoriamente um enorme corte. Tudo isso irá permitir uma poupança de 5 a 6 milhões", justificou.

    No campo da informação, Ponce de Leão defendeu "um maior aproveitamento dos meios disponíveis", tanto a nível humano como técnico.

    "É necessário ter uma nova forma de fazer informação", reforçou, estimando uma poupança "entre dois a três milhões de euros".

    No entanto, e apesar destas medidas, Ponce de Leão alertou ainda que ficarão "cerca de 10 milhões de euros em falta".

    "Numa comparação muito realista esta verba corresponde a 200 postos de trabalho", sustentou, revelando dois cenários para ultrapassar esta questão.

    "A primeira é a forma dolorosa. Se nada se fizer até ao momento em que a crise se instalar serão despedidos pura e simplesmente esses 200 trabalhadores", disse.

    A segunda hipótese para Ponce de Leão passa por "efectuar um planeamento que comece desde já e aproveitando o ciclo de vida das pessoas", nomeadamente através de reformas antecipadas.

    Ainda sobre as receitas do operador público, o presidente, que substituiu Almerindo Marques, acredita que a RTP, através das plataformas multimédia, poderá "aumentar os ganhos entre 4 a 6 milhões de euros".

    "Depois temos de ter uma gestão de grelha ainda mais adequada", concluiu.

    Ponce de Leão estará na RTP até ao próximo dia 2 de Janeiro, dia em que irá receber a nova equipa liderada Guilherme Costa.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados