Açoriano Oriental
RTP/Açores necessita de compromisso "estratégico e financeiro" da região
O subdiretor da RTP/Açores, Sidónio Bettencourt, defendeu hoje que uma melhor televisão açoriana implica um compromisso da Região ao nível "estratégico e financeiro", admitindo existir "vontade política para mudar" depois das eleições regionais marcadas para outubro.
RTP/Açores necessita de compromisso "estratégico e financeiro" da região

Autor: Lusa/AO online

"Para uma melhor televisão açoriana, uma RTP de serviço público dos Açores, é preciso o compromisso da própria autonomia, na sua estratégia e no seu financiamento", afirmou Sidónio Bettencourt, em declarações à Lusa, numa referência ao que deve ser o futuro da RTP/Açores, que assinala 37 anos de atividade na sexta-feira.

Nesse sentido, recordou que as quase quatro décadas de vida da RTP/Açores "confundem-se com a própria história da Região e da autonomia democrática".

A emissão da RTP/Açores foi para o ar pela primeira vez a 10 de agosto de 1975, em instalações provisórias em Ponta Delgada, tendo durado excecionalmente seis horas, já que durante dois meses as emissões experimentais eram de apenas três horas diárias.

Sidónio Bettencourt afirmou estar seguro de que existe agora "vontade política para mudar" as condições de contínuo desgaste da RTP/Açores, que "vive ainda tecnologicamente nos tempos analógicos e que precisa rapidamente de ser redefinida em termos tecnológicos e de modernizar as suas instalações".

O subdiretor destacou os compromissos assumidos pelos candidatos do PS e do PSD à presidência do Governo Regional quanto ao futuro da RTP/Açores, considerando que "nada ficará como dantes" depois das eleições de outubro.

No mesmo sentido, salientou que a administração da RTP em Lisboa está "empenhada em acompanhar em permanência" os problemas da empresa nas regiões autónomas.

"Nós vivemos um tempo em que é preciso muita redefinição, muita cautela, mas também muita certeza. A RTP/Açores precisa de acompanhar os tempos modernos. Não podemos ficar entre um tempo passado, que morre, e um futuro, que não chega", defendeu.

Desde 04 de junho, a emissão diária da RTP/Açores está reduzida a um período entre as 17:00 e as 23:30, num novo modelo que visa reduzir custos.

"Tivemos que nos concentrar, trabalhar mais rapidamente e com mais pressão", frisou, lamentando que as alterações introduzidas tenham ocorrido em pleno período de férias, "o que retirou alguma capacidade de mostrar o que gostaríamos de fazer ao nível da informação e da produção".

Sidónio Bettencourt defendeu que a televisão nos Açores continua a ser fundamental para unir as ilhas e para mostrar o arquipélago a nível nacional e internacional, destacando especialmente as comunidades de emigrantes açorianos.

A RTP/Açores tem atualmente 148 funcionários, dispondo de instalações nas ilhas de S. Miguel, Terceira e Faial.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados