Açoriano Oriental
Natal
Roteiro permite visitar 9 presépios na cidade da Ribeira Grande
Um roteiro turístico, que pretende retomar a tradição dos presépios na Ribeira Grande permite a partir do dia de Natal, uma visita por nove presépios daquela cidade, um dos quais centenário.
Roteiro permite visitar 9 presépios na cidade da Ribeira Grande

Autor: Lusa/AO online
O chefe de divisão de Cultura da câmara municipal, Rui Faria, adiantou que o roteiro permite, até 8 de Janeiro, andar pela cidade da Ribeira Grande e conhecer presépios ao ar livre, no interior de três igrejas, um numa casa particular e dois localizados nos Museus Municipal e do Arcano.

"Entre esses presépios destaca-se o do Prior Evaristo Carreiro Gouveia, no Museu Municipal, com centenas de bonecos movimentados e mecanizado a cordas, à semelhança do que foi usado pelo padre, desde o inicio do século XX", salientou, ao justificar que a criação do roteiro "advém da importância daquele presépio centenário".

Segundo disse Rui Faria, o presépio "é anualmente visitado por cerca de 2.500 pessoas, entre os dias 25 de Dezembro e 08 de Janeiro", pelo que se decidiu criar um roteiro, num "verdadeiro mapa que permite às pessoas saberem horários e localização" das exposições, de forma organizada.

"Além do Presépio do Prior, o roteiro inclui ainda o Núcleo Museológico do Museu Casa do Arcano, onde se encontra o tesouro da Madre Margarida", explicou, indicando que "os dois locais podem ser visitados por um euro".

O roteiro inclui ainda presépios nas Igrejas Matriz, de Nossa Senhora da Conceição e Nosso Senhor dos Passos que podem ser visitados todos os dias, de forma gratuita.

"Este roteiro criado pela câmara pretende retomar uma tradição de presépios que a Ribeira Grande sempre teve e fazer também com que nesta época a cidade seja também mais visitada", sublinhou.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados