Roteiro dá a conhecer mais de 200 festas do Espírito Santo nos Açores e diáspora

Roteiro dá a conhecer mais de 200 festas do Espírito Santo nos Açores e diáspora

 

Lusa   Regional   16 de Ago de 2015, 11:31

O Governo dos Açores vai lançar até ao final de agosto, nos Estados Unidos da América (EUA), um "roteiro interativo" com mais de 200 festas do Espírito Santo no arquipélago e na diáspora.

“Nós já temos mais de 200 festas recolhidas e informação que já está no ‘site’. Tem a ver com a história das festas, fotografias e datas (…). É um ‘site’ bilíngue que permitirá, numa perspetiva do turismo cultural e religioso, também potenciar essa manifestação autêntica da açorianidade”, afirmou à Lusa o subsecretário regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira.

A devoção pela terceira pessoa da santíssima trindade faz parte da história do arquipélago e é de tal forma importante que a segunda-feira da Espírito Santo foi escolhida para celebrar o Dia da Região, que este ano se assinalou a 25 de maio na ilha das Flores.

O culto pelo Espírito Santo foi trazido para os Açores pelos primeiros povoadores e mantém-se até ao presente na região ou onde quer que viva um açoriano, sendo que as celebrações apresentam diferenças de ilha para ilha e até mesmo entre freguesias.

Rodrigo Oliveira adiantou que o “Roteiro das Festas do Divino Espírito Santo Açores e Comunidades” fará uma mapeamento das festas existentes nos Açores e na diáspora, sendo que a apresentação oficial do projeto decorrerá durante as “grandes festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra”, nos EUA, país onde está radicada uma grande comunidade de emigrantes açorianos.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.