Tradições

Romeiros de S. Miguel na estrada a partir de 20 de Fevereiro

Romeiros de S. Miguel na estrada a partir de 20 de Fevereiro

 

Lusa / AO online   Regional   10 de Fev de 2010, 14:34

Os Romeiros de S. Miguel, que este ano são 2700 homens, começam a percorrer as estradas desta ilha dos Açores a 20 de Fevereiro, cumprindo uma tradição que remonta ao século XVI para pagar promessas ou simplesmente meditar.
“É uma tradição cada vez mais enraizada, há cada vez mais jovens a incorporar as romarias”, afirmou José Carvalho, mestre de romeiros do Rancho da Candelária, em declarações à Lusa.

Estas romarias tiveram origem, segundo a tradição, com os terramotos e erupções vulcânicas ocorridas no século XVI, que arrasaram Vila Franca do Campo e causaram grande destruição na Ribeira Grande.

O Rancho da Candelária, que este ano leva 38 ‘irmãos’, integra o grupo dos primeiros a sair para a estrada, mas, até à Páscoa, serão 57 os ranchos (grupos) que vão percorrer as estradas de S. Miguel, num total de cerca de 2700 homens.

Estes romeiros, todos com xaile, lenço, saco para alimentos, bordão e terço, caminham durante uma semana, entoando cânticos ou rezando, todos os dias desde o nascer até ao por do Sol.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.