Juros/Dívida

Risco de Portugal recorrer a apoio financeiro "é elevado"

Risco de Portugal recorrer a apoio financeiro "é elevado"

 

Lusa/AO online   Economia   15 de Nov de 2010, 17:21

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, afirmou esta segunda-feira que o risco de Portugal recorrer ao apoio financeiro da União Europeia “é elevado” por se tratar de um desafio à estabilidade da zona euro.
“O risco é elevado porque não estamos a enfrentar um problema nacional ou de um país isolado. São os problemas da Grécia, Portugal e Irlanda. Este não é um problema apenas deste país”, afirmou Teixeira dos Santos, em declarações ao jornal britânico Financial Times.

“Isto tem a ver com a zona euro e a estabilidade da zona euro, e é por isso que o contágio nesta conjuntura é mais provável. Não é porque os mercados considerem que temos situações idênticas. São apenas semelhantes no que preocupa os mercados, mas como eu disse, as situações são diferentes”, acrescentou.

O governante considerou que os mercados olham para as economias dos países em dificuldade, como são os casos da Grécia, Irlanda e Portugal, em conjunto por estarem todas juntas na zona euro, considerando que poderiam diferenciar os riscos de Portugal destas economias, caso não estivesse integrado no lote de países da moeda única.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.