Açoriano Oriental
Revista de imprensa nacional
O aumento dos passes sociais já em 2010 e os nevões que estão a afetar vários países europeus são alguns dos assuntos que dominam a imprensa de hoje.

Autor: Lusa/AO Online

“Passes sociais e bilhetes dos transportes públicos vão subir até 4,5 por cento” é um dos títulos principais do Diário Económico, um tema que é também partilhado pelo Correio da Manhã, que escreve “Passes sociais aumentam 3,5 por cento,” e pelo Jornal de Notícias, que titula “Transportes públicos terão aumento médio de 4,5 por cento”.

O Diário Económico destaca ainda “Títulos do BCP, BPI e BES são os favoritos dos especuladores”, “Investimentos dos portugueses em PPR recua face a 2009”, “Brisa já está a estudar lista de consenso para futura administração” e “Prevemos um corte de 20 por cento nas verbas para o ensino privado”, uma frase da ministra da Educação, Isabel Alçada, em entrevista ao diário.

O Jornal de Negócios, por sua vez, titula “Angolanos exigem à Petrobras negociação prévia sobre a Galp”, “Câmara de Lisboa prepara taxa para a proteção civil”, “Acções e matérias-primas vão subir”, “Finanças impõe cortes nas compras para pagar salários de dezembro” e “Natal mais fraco dos últimos anos abre a porta à recessão”.

A crise financeira e económica é também tema de destaque no Jornal de Notícias, que escreve “Menos 40 mil negócios por conta própria em 12 meses”. Outros títulos deste diário são “Alegre apresenta manifesto com avisos ao PSD e a Sócrates”, “Búlgaros atraídos por telemóvel a uma emboscada”, “Pai matou bebé de seis meses porque chorava demasiado”, “O ano do Dragão”, numa referência ao facto do F.C.Porto ter terminado o ano sem derrotas e “Neve provoca o caos na Europa”.

Os fortes nevões dos últimos dias em vários países europeus - situação que tem levado ao encerramento de alguns aeroportos e cancelamento de inúmeros voos – é também destacado no Diário de Notícias, que ilustra a situação com uma fotografia e titula “Neve paralisa toda a Europa”.

O diário refere ainda que “Alegre e Nobre disputam eleitorado católico”, “Câmaras vão ter serviços sociais para trabalhadores”, “Rendas baixam para crédito bonificado”, “2200 GNR vigiam estradas até ao fim-de-semana”, “Novo livro revela a história de Egas Moniz” e “A polémica da águia Vitória”, numa alusão ao conflito que a direção do Benfica mantém com o treinador da mascote do clube.

O mesmo assunto é referido no Correio da Manhã, que titula “Águia do Benfica em guerra”. O diário escolheu ainda para manchete “Cilada em negócio de cobre roubado”, além de “Cavaco responde a Sócrates”, “Preço do gasóleo subiu 17 por cento no prazo de um ano”, “Pina Moura é consultor do Grupo Ongoing”, “Explosão de caldeira mata duas mulheres”, “Burlões usam casinos”, “F.C. Porto vence em Paços” e “Paulo Sérgio exige atitude à equipa”.

“Falhada a privatização, o Governo injeta 500 milhões no BPN e retira CGD da gesto” é a manchete do Público, assim como “Lei dos despejos não convence parceiros” e “Assange é ‘terrorista high tech’, diz Biden”.

No i pode-se ler que “Blindados para a PSP chegam fora do prazo”, “À procura de compradores para 46 mil milhões de dívida de 2011”, “Como poupar três mil euros no IRS”, “Julian Assange cada vez mais na mira da polícia sueca” e “Mau tempo em Londres está a paralisar o resto da Europa”.

Relativamente à imprensa desportiva, o Record escreve “Com o Manel à perna”, numa alusão ao Sporting, O Jogo titula “Garra até 2011”, numa referência ao F.C.Porto e A Bola destaca “Sob pressão”, devido à visita surpresa da Juveleo na véspera de um jogo considerado crucial para o clube.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados