Açoriano Oriental
Revista de imprensa nacional
Os temas económicos dominam as primeiras páginas dos jornais de hoje, com o semanário Expresso a titular que o “Governo conta com a China, Líbia e árabes para fugir ao FMI” e “BPN paga a quadros que não trabalham”.

Autor: Lusa/AO Online

A manchete do i em edição de fim de semana é a exceção, afirmando que o “Governo anula contrato” que daria aos alunos cartão eletrónico, uma tecnologia que “permitia aos pais controlar os filhos e eliminaria a circulação de dinheiro nas escola”.

Segundo o i, esta decisão afeta 750 mil alunos, perdendo a Caixa Geral de Depósitos e a Novabase 18 milhões de euros. A proibição de cobrar taxas de utilização de cartões está na base desta decisão.

“Sócrates admite ir ainda mais longe nas medidas para combater a crise”, titula o Público, enquanto o Diário Económico escreve que “Sócrates tem novo pacote de medidas difíceis para travar juros”.

“Governo chumba Freitas do Amaral para avaliar PPP [Parcerias Público Privadas]” é outro assunto que o Diário Económico chama à primeira página, e que é também tema de capa do Diário de Notícias.

“Aperto das regras leva mais de 36 mil a perder apoios sociais”, é outro título do Diário Económico.

“Contratos antigos na mira dos cortes nas indemnizações” é a manchete do Diário de Notícias que chama ainda à capa o Prémio Pessoa para a investigadora Maria do Carmo Fonseca, tal como o Expresso que a entrevista.

O Diário de Notícias coloca ainda na primeira página “Os projetos extravagantes dos Emirados [Árabes Unidos]”, “Um português no Senado dos Estados Unidos”, referindo-se à câmara estadual de Nova Iorque, e a mais velha utilizadora do facebook, com 103 anos.

“PSP contorna restrições e promove 640 agentes” é a manchete do Jornal de Notícias.

O Público chama à primeira página o ministro das Finanças Teixeira dos Santos como uma da “10 figuras de 2010”, titulando em seguida, “10 lições da década. Aprendemos como os mercados condicionam a política”.

“Contratos de Mourinho e Ronaldo fintam o fisco” é a manchete do Correio da Manhã, segundo o qual “Turismo de Portugal usou imagem das estrelas em campanha e pagou 150 mil euros por cada a uma empresa irlandesa. Nem um cêntimo de imposto ficou no país”.

O Sporting é tema das capas dos jornais desportivos. O Jogo titula “Já não há milagres”, citando o presidente do clube, José Eduardo Bettencourt, que, segundo o diário, “desvaloriza contestação no aeroporto à chegada de Sófia e mantém confiança no treinador”.

“Paulo Sérgio, Costinha e Bettencourt dão murro na mesa”, titula A Bola que escreve ainda: “Estado crítico. Treinador arrasa jogadores no balneário depois de Sófia. Zapater e Nuno André Coelho sem perdão. Jogo de Setúbal sobre brasas. Adeptos esperam pela equipa no aeroporto para insultar direção”.

A Bola titula: “Bettencourt admite abandonar se surgir uma melhor solução para o Sporting” e cita o dirigente desportivo: “Estou à disposição dos órgãos sociais”.

O destaque deste desportivo vaia para uma entrevista com o defesa benfiquista Maxi Pereira que afirma: “Não troco Cardozo por Falcão”

O jornal chama ainda à primeira página outras declarações do jogador uruguaio: “Jesus vai levar o Benfica novamente ao título” e “A nossa meta agora é ganhar a Liga Europa”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados