Açoriano Oriental
Revista de Imprensa Nacional
Pormenores do acordo entre Governo e PSD para a viabilização do Orçamento do estado para o próximo ano preenchem os diários de hoje, que destacam ainda uma fraude no BPN e os rendimentos de acusados no processo Face Oculta.

Autor: Lusa / AO Online

Ao lado da imagem do ex-ministro social democrata Eduardo Catroga a mostrar a foto da assinatura do acordo, tirada com o seu próprio telemóvel, o Diário de Notícias (DN) revela que a “formalização do acordo não foi pacífica: o PSD não quis ficar na fotografia com o Governo”.

O DN adianta ainda que o ministro “Teixeira dos Santos diz que entendimento obriga a mais medidas para compensar verba perdida”, que “o limite às deduções é só para quem ganha mais de 66 mil euros” e que o “IVA fica a 06 por cento em alimentos”.

Também com a mesma foto, num plano mais aproximado, o Público avisa que “Acordo no Orçamento exige novas medidas para poupar 500 milhões” e salienta que o “PSD anuncia abstenção, esperando cortes na despesa”.

O Jornal de Notícias (JN) adianta que o “PS exclui mais aumentos de impostos para compensar perda de receita” e o Correio da Manhã (CM) realça que o “corte fiscal [é] só [para quem ganha] acima de 66 mil euros”.

O DN destaca, em manchete, que os “Cortes na defesa empurram militares para corrida à reforma” e realça ainda uma entrevista a Mota Amaral, na qual o histórico do PSD afirma que o atual líder “Passos Coelho vai ser primeiro ministro… só não sabe é quando”.

O principal título do JN revela que “Vale e Azevedo [está] por trás de burla de milhões no BPN”, acrescentando que o “Ex-presidente do Benfica [é] suspeito de forjar garantias usadas nos empréstimos”, o que lesou o banco nacionalizado “numa fraude que soma 100 milhões de euros”.

A manchete do CM destaca que há “Pensionistas milionários na Face Oculta”, sublinhando que “três dos arguidos ganharam mais de 6 milhões em seis anos e já estão reformados”.

Ainda sobre o Face Oculta, o JN revela que a “Secretária de [Manuel] Godinho levantou 914 mil euros para pagar subornos”, enquanto o Público salienta que “Altos quadros da REN mantêm-se em funções”, apesar de acusados neste processo judicial.

“Corte no abono de família agrava pobreza infantil” (Público), “Portugal terá carta de risco para minimizar cheias em 2013” (DN) e “Mau tempo faz dois mortos”, mas a meteorologia prevê melhorias a partir de segunda feira, são outros títulos dos diários.

No plano internacional, o destaque vai para as eleições no Brasil: o Público destaca “as eleições vistas por brasileiros em Portugal” e o DN acrescenta que “Dilma e Serra são candidatos com um perfil muito parecido”.

Nos desportivos, O Jogo titula “Teste da barba rija superado” referindo-se à vitória do FC Porto sobre a Académica por 1-0.

Já o Record destaca que o “Benfica ataca Monreal”, um lateral-esquerdo espanhol que “é prioritário para janeiro”.

Já A Bola titula “Festa brava em Leiria”, referindo-se ao encontro da União local com o Sporting, cujos dois treinadores são apaixonados por touradas e chegaram a ser forcados.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados