Açoriano Oriental
Revista de imprensa nacional
Os desafios do líder PSD ao Governo no discurso do Pontal, a subida dos juros dos depósitos a prazo e o caso da herança de Tomé Feiteira são temas hoje em destaque na imprensa de Lisboa.

Autor: Lusa/AO Online

Uma fotografia de Pedro Passos Coelho na festa da “rentrée” política do PSD no Pontal (Algarve) ilustra a capa do Público e serve de pano de fundo ao título “PSD agrava exigências ao Governo para aprovar Orçamento de 2011”.

O PSD impõe como condições para viabilizar o Orçamento do Estado de 2011 não haver aumentos de impostos, nomeadamente através de cortes fiscais na saúde ou educação, e cortar fortemente na despesa.

“Peritos dizem que combate aos fogos melhorou”, “58 portugueses acusados de esclavagismo” e “FC Porto começa bem, Sporting perde em Paços”, são outros assuntos referenciados na capa do Público.

O Diário de Notícias noticia na manchete “Juros dos depósitos a prazo sobem 20 por cento num só mês”.

Devido à crise de liquidez, a banca começa a apostar forte nos depósitos de particulares para captar dinheiro. A subida dos juros e o aparecimento de novos produtos promocionais são a prova desta nova estratégia, numa altura do ano em que tradicionalmente os níveis de poupança aumentam, com o regresso dos emigrantes, escreve o jornal.

O DN chama ainda à primeira página os títulos “Passos desafia Governo a ir a votos se não se achar capaz”, “Ardeu mais em 13 dias do que em dois anos”, “Abusos acabam com dormitório de colónia de férias” e “Lares de idosos fazem desconto para ocupar vagas”.

“Só quatro por cento das obras públicas foram postas a concurso” – é o título principal do Jornal de Notícias, acrescentando que “desde que entrou em vigor o novo código de contratos, há dois anos, 17 mil empreitadas foram entregues por ajuste direto”.

Na capa, o JN destaca ainda os títulos “Polícia Marítima aumenta fiscalizações mas faltam-lhe efetivos”, “Passos Coelho desafia Sócrates a deixar cair Governo”, “Autarca de Arco culpa direção do Parque da Peneda-Gerês” e “Rosalina Ribeiro foi ao Brasil para não perder meio milhão de euros”.

O Correio da Manhã (CM) preenche a manchete de hoje com o caso da herança de Tomé Feiteira, titulando “Polícia busca Lima no Rio”.

Sobre o mesmo tema, o CM acrescenta em pequenos títulos “Escritora Inês Pedrosa está entre os herdeiros dos milhões do empresário Tomé Feiteira” e “Câmaras de vigilância passadas a pente fino – Imagens recolhidas nos prédios vizinhos da portuguesa assassinada”.

O desporto merece grande destaque na capa do jornal, com os títulos “Leão desilude na estreia”, “Penalti salva dragão perdulário” e “Esta Liga será uma luta a quatro (Jorge Jesus)”.

A imprensa desportiva dedica as primeiras páginas à derrota do Sporting frente ao Paços de Ferreira (1-0), à vitória do FC Porto sobre o Naval por 1-0 e ao jogo marcado para hoje entre o Benfica e a Académica.

“Este leão nem arranha – Sporting não perdia primeiro jogo da Liga desde 1996 com Queiroz”, titula o Record, enquanto O Jogo escreve “Hulk pai da vitória (no jogo Naval/FC Porto) e a Bola destaca “Vamos defender o título (Jorge Jesus não quer desculpas no jogo de hoje do Benfica frente ao Académica).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados