Açoriano Oriental
Revista de Imprensa Nacional
O sismo de magnitude 8,8 ocorrido no sábado ao largo do Chile e os efeitos do mau tempo em Portugal, sobretudo a morte de uma criança de 10 anos, são temas hoje em destaque na imprensa.

Autor: Lusa / AO Online

"Terramoto no Chile" é o título do Público, que dedica grande parte da capa aos efeitos do abalo, ilustrados por uma fotografia dos estragos na cidade de Conceição, a segunda maior do país e a mais afetada.

O jornal adianta que o terramoto, que provocou algumas centenas de mortos, teve uma intensidade idêntica à do abalo de 1755 em Lisboa e relata que o tsunami que lhe sucedeu fez alguns mortos e lançou o alerta em todo o Pacífico.

Outra imagem da destruição é publicada na primeira página do Jornal de Notícias, que descreve que o "sismo apanhou o Chile a dormir".

A manchete do diário - "Temporal espalha destruição e causa morte de criança" - refere-se, no entanto, ao mau tempo sentido no território português no sábado e que provocou a queda de dezenas de árvores e a morte de um menino de 10 anos, esmagado pelo ramo de uma árvore centenária em Paredes.

O Diário de Notícias mostra na capa uma fotografia do terramoto no Chile, sublinhando que o país "tremeu com 800 vezes mais força do que o Haiti", e destaca no título que os "bancos negoceiam pacotes que baixam 'spreads' a metade", antecipando um estudo da DECO sobre as "ofertas bancárias com maiores descontos".

Com a manchete "Poupanças fogem para o estrangeiro", o Correio da Manhã avança que a fuga de capitais subiu 44 por cento em 2009 e alude também à morte da criança devido ao temporal.

O 24 horas dedica a primeira página a uma iniciativa de solidariedade, protagonizada por várias figuras públicas, para apoiar as vítimas da tempestade que assolou a ilha da Madeira na semana passada.

Na imprensa desportiva, os três golos marcados no sábado pelo argentino Di María, assegurando a vitória do Benfica sobre o Leixões, dão o mote aos títulos das principais publicações, Record, A Bola e O Jogo.

Numa coincidência pouco habitual, os três jornais destacam a atuação de "Tri Maria" na capa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados