Açoriano Oriental
Revista de Imprensa Nacional
O alerta do Presidente da República relativamente ao estado da economia do país que, segundo Cavaco Silva, poderá originar uma "situação explosiva", é tema comum nas primeiras páginas da generalidade da imprensa nacional de hoje.

Autor: Lusa / AO Online

"Dívida e desemprego podem levar a "situação explosiva", diz Cavaco" é o título em destaque no jornal Público, que refere o conteúdo da tradicional mensagem de Ano Novo do chefe de Estado, na qual Cavaco Silva "apelou a um entendimento entre partidos".

No mesmo diário, são ainda destacadas as "Antevisões do novo ano", assim como "Apoio financeiro a quem deixar de fumar", uma medida que está prevista no estudo pedido pela Direcção-Geral da Saúde, numa altura em que se nota "uma ligeira recuperação" na venda de cigarros em Portugal.

A mensagem de Ano Novo do Presidente da República é também tema em destaque no Jornal de Notícias, que titula “À beira de ‘situação explosiva’”.

"Cancro da pele atinge onze mil pessoas por ano" é outra das notícias da primeira página deste diário, que refere que 20 minutos de exposição num solário "equivalem a dia e meio na praia".

No Diário de Notícias, a manchete é igualmente o discurso do Presidente da República, embora o título escolhido seja "Cavaco quer acordo de regime para Orçamento de 2010", numa referência ao apelo feito pelo Presidente da República aos partidos, para que estes "se entendam" para estancar o défice e a dívida pública.

O diário titula ainda "Líder da oposição iraniana diz-se "pronto para o martírio", uma notícia que se refere ao facto de Hussein Moussavi exigir o fim da repressão no Irão e que, nesse sentido, está disposto a tornar-se "um mártir".

No Correio da Manhã, pode-se ler na primeira página "Menor raptado em guerra de droga", uma notícia que se refere a um jovem de 16 anos, que foi atacado devido à alegada dívida do irmão com traficantes.

Este diário titula ainda "Homem morre atropelado por ladrão em fuga" e "Rodrigo é o bebé de 2010".

"Jardim Gonçalves perde primeira batalha judicial" foi o título escolhido para a manchete do jornal i, que informa que o tribunal rejeitou o requerimento dos advogados de defesa de cinco antigos administradores do BCP, que pediam a nulidade da acusação.

Este jornal titula ainda "Presidente avisa líderes políticos. "Podemos caminhar para uma situação explosiva"", bem como "Constâncio quer saber tudo sobre transferências para offshores", uma notícia relativa à criação de uma central de informação sobre as transferências superiores a 15 mil euros que são feitas para paraísos fiscais.

No 24 Horas, o título em destaque é "Porque vamos ter um bom 2010", uma notícia na qual várias personalidades revelam as suas apostas para o ano que agora se iniciou.

No que se refere à imprensa desportiva, A Bola colocou na sua primeira página uma fotografia do líder do Benfica, acompanhada do título: "Luís Filipe Vieira lança 2010".

"Portugal precisa de um Benfica forte" é outra citação que foi retirada da entrevista ao presidente benfiquista e colocada na manchete deste jornal.

No Record, o destaque é "Carvalhal quer mais garra", numa referência à palestra do treinador do Sporting aos jogadores.

"Milagre não é impossível e Sporting pode ser campeão" é o título principal de O Jogo, que destaca a entrevista exclusiva do jogador Daniel Carriço.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados