Revisão do Ordenamento Turístico dos Açores em consulta pública no segundo semestre

Revisão do Ordenamento Turístico dos Açores em consulta pública no segundo semestre

 

Lusa/AO online   Regional   5 de Abr de 2018, 14:11

O presidente do Governo Regional anunciou esta quinta-feira que a revisão do Plano de Ordenamento Turístico da região irá para consulta pública no segundo semestre do ano com vista a "afinar" a estratégia para o setor.

"Na segunda metade deste ano esse é um trabalho que será colocado a consulta pública", assinalou Vasco Cordeiro, referindo que na revisão do plano foram auscultados um "conjunto de parceiros do setor" sobre "aspetos importantes" que assegurem a "sustentabilidade económica, social e ambiental" do turismo nos Açores.

O "objetivo final", concretizou o governante, é dotar o setor turístico de novos elementos que permitam gerar "riqueza e criação de emprego", mas também "qualificação da oferta".

Vasco Cordeiro falava na ilha do Pico, numa visita ao projeto de turismo rural Lava Homes, que junta nove sócios e tem um investimento global de 2,5 milhões de euros assente sobremaneira em fundos comunitários.

"Não se alicerçando na hotelaria tradicional", o Pico "é a ilha que entre 2016 e 2017 liderou a nível regional o crescimento do número de camas", destacou o chefe do executivo açoriano, depois de visitar as obras e algumas das casas já totalmente feitas.

O projeto Lava Homes está a ser implementado no lugar da Terra Alta, freguesia de Santo Amaro, concelho de São Roque do Pico - no total são 14 casas que vão até 70 camas -, tendo o projeto como base as qualidades topográficas, clima, tradição local e as pré-existências do lugar, dizem os sócios.

No total, são perto de nove mil metros de lotes, 1.760 dos quais de área bruta de construção.

Hoje, no terceiro e último dia da visita estatutária do Governo dos Açores ao Pico, é lido de tarde o comunicado resultante da reunião do Conselho de Governo tida na terça-feira.

O programa da visita estatutária incluiu, como habitualmente, várias visitas dos membros do governo a diversos investimentos em curso, além de reuniões com entidades da ilha.



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.