Açoriano Oriental
Conselho de Estado
Reunião terminou cerca das 23:35 horas
A reunião do Conselho de Estado, convocada para discutir o pós-troika e os fundos comunitários, terminou hoje cerca das 23:35 horas.
 Reunião terminou cerca das 23:35 horas

Autor: Lusa/AO Online

A reunião do órgão político de consulta do Presidente da República tinha como ordem de trabalhos a "situação económica, social e política, face à conclusão do programa de ajustamento e ao acordo de parceria 2014-2020 entre Portugal e a União Europeia para os fundos estruturais".

No final de quase seis horas de reunião, que tinha começado cerca das 17:45, os conselheiros não prestaram declarações aos jornalistas, tendo o ex-Presidente da República Jorge Sampaio adiantado apenas que foi "interessante".

O histórico socialista e ex-candidato presidencial Manuel Alegre sintetizou o seu estado de espírito: "Fome e sono".

Dos 19 conselheiros, estiveram ausentes o presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, e o ex-Presidente da República Mário Soares.

Alberto João Jardim justificou, em comunicado, a sua ausência com o "caos no cumprimento de horários" na TAP. De acordo com a TSF, Mário Soares encontra-se a repousar, por indicação médica, no Algarve.

Integram o Conselho de Estado, por inerência dos cargos que desempenham ou ocuparam: a presidente da Assembleia da República, o primeiro-ministro, o presidente do Tribunal Constitucional, o Provedor de Justiça, os presidentes dos governos regionais e antigos presidentes da República eleitos na vigência da Constituição.

Têm também assento no Conselho de Estado cinco cidadãos eleitos pelo Parlamento: António José Seguro, Manuel Alegre, Francisco Pinto Balsemão, Luís Marques Mendes e Luís Filipe Menezes.

Outras cinco pessoas designadas pelo Presidente da República completam a composição daquele órgão: João Lobo Antunes, Marcelo Rebelo de Sousa, Leonor Beleza, Vítor Bento e António Bagão Félix.

Este foi o 11º Conselho de Estado dos mandatos de Cavaco Silva.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados