Açoriano Oriental
PS/Congresso
Reunião magna arranca com debates temáticos e intervenção de António Costa
O 21.º Congresso do PS, que decorre de sexta-feira a domingo, em Lisboa, arranca com debates sobre variados temas como educação ou Governo de esquerdas e uma intervenção do secretário-geral, António Costa.

Autor: Lusa/AO Online

 

No congresso haverá também intervenções do presidente do Parlamento Europeu, o alemão Martin Schulz, e do presidente do Partido Socialista Europeu, o búlgaro Sergei Stanishev.

Segundo o programa final da reunião magna dos socialistas, a iniciativa "portas abertas" - uma série de pequenos debates temáticos - estende-se entre a tarde de sexta-feira e a manhã de sábado. Um dos "painéis" conta com a participação do militante do PSD Pacheco Pereira, ex-líder parlamentar social-democrata e comentador político, e da antiga deputada do BE Ana Drago, agora membro da plataforma cidadã Livre/Tempo de Avançar.

O reeleito secretário-geral do PS (mais de 95%), agora primeiro-ministro, António Costa, após ter conquistado a liderança do partido a António José Seguro, há dois anos, vai dirigir-se aos congressistas logo na sexta-feira, pelas 22:00, antecedido pelo dirigente nacional Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República.

A partir das 21:00, já com as eleições para presidente do partido (a quase certa reeleição de Carlos César), para a Mesa e para as comissões de Verificação de Poderes e de Honra resolvidas, os discursos vão começar com o coordenador da concelhia de Lisboa, Duarte Cordeiro e o presidente da Federação da Área Urbana de Lisboa, Marcos Perestrello, atual secretário de Estado da Defesa Nacional.

Antes, entre as 17:30 e as 19:30, num hotel da Parque Expo, contíguo à Feira Internacional de Lisboa, vão decorrer os referidos fóruns específicos: "Educação para todos numa sociedade incertezas" (Alberto Eduardo da Silva e Melo, Maria Emília Brederode Santos, Paulo Pedroso, Pedro Abrantes e Ana Maria Bettencourt), "Por uma política cultural para o Século XXI" (Vânia Rodrigues, Vítor Aleixo, Zia Soares e António Pinto Ribeiro).

Outras discussões em curso serão "Economia: crescimento com salários condignos" (Fortunato Frederico, Gonçalo Rebelo de Almeida, Virgílio Bento, José António Barros, Sandro Mendonça e João Galamba), "Governo de Esquerdas: a importância das alianças sociais e políticas" (André Freire e Tiago Fernandes), "Quatro défices da sociedade portuguesa: a resposta socialista" (Luís Rothes, Francisca Oliveira, Maria Luísa Pinto e Ana Pinto).

Sábado, pelas 09:30, haverá o debate "Socialismo Democrático: Que futuro?", com Ana Drago, Pacheco Pereira e o eurodeputado socialista Pedro Silva Pereira, moderados pelo jornalista do Expresso Nicolau Santos.

No segundo dia de trabalhos, além das intervenções de Schulz e Stanishev, os 1.729 delegados eleitos e outros participantes vão poder ouvir o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o presidente do PS e líder parlamentar, Carlos César, ainda pela manhã, seguindo-se, à tarde, o debate sobre as moções de estratégia globais "Cumprir a Alternativa, Consolidar a Esperança" (António Costa) e "Resgatar a Democracia" (Daniel Adrião), bem como a apresentação, discussão e votação da proposta de revisão dos Estatutos do PS.

No domingo, entre as 9:30 e as 11:30, realizam-se as votações para a eleição dos órgãos nacionais (Comissão Nacional, a Comissão Nacional de Jurisdição e Comissão Nacional de Fiscalização Económica e Financeira).

As dez moções setoriais são depois apresentadas antes do anúncio dos resultados e a intervenção final do líder socialista, que está prevista para cerca das 12:30.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados