Reunião de regiões da UE nos Açores é uma oportunidade de conhecer a região

Reunião de regiões da UE nos Açores é uma oportunidade de conhecer a região

 

Lusa/AO Online   Regional   3 de Nov de 2016, 06:46

O presidente do Governo dos Açores considerou hoje que realização nos Açores da 44.ª Assembleia-Geral da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa (CRPM) constitui uma "oportunidade de conhecer" esta "parte específica" da Europa.

Vasco Cordeiro, que falava em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, na sessão de boas vindas aos conferencistas da CRPM da União Europeia (UE), a que preside desde 2014, declarou que se poderá desta forma conhecer os “desafios e as oportunidades” que a Europa tem nas suas regiões e ilhas periféricas e marítimas, como os Açores.

A CRPM é uma organização de cooperação inter-regional que integra cerca de 160 regiões europeias, agregando cerca de 200 milhões de cidadãos, da qual fazem parte os Açores e Madeira.

Um dos seus principais objetivos é a defesa dos interesses dos seus membros junto de instituições nacionais e europeias, através da promoção da coesão económica, social e territorial e do poder regional na Europa, bem como do reforço da dimensão periférica e marítima europeia.

“A importância deste encontro e dos temas que vamos discutir durante estes dias transforma esta oportunidade num importante momento não apenas para a CRPM mas para cada uma das regiões que estão aqui presentes”, referiu Vasco Cordeiro.

O responsável pelo executivo dos Açores considerou que uma das lições deste encontro é o de gerar a oportunidade de se conhecer os locais que “tornam a Europa uma realidade” e a conferência um “espaço único” para trocar experiências.

A agenda dos trabalhos da CPRM inclui debates sobre o futuro da política de coesão da UE, política marítima integrada, política de transportes e acessibilidades e migrações, bem como um painel sobre o futuro do projeto da UE.

Vasco Cordeiro vai ter que participar quinta-feira na sessão de abertura da CRPM através de videoconferência, a partir da cidade da Horta, na ilha do Faial, onde se localiza o parlamento dos Açores, uma vez que está em curso o processo de tomada de posse e formação do novo hemiciclo e governo resultante das eleições legislativas regionais de 16 de outubro.

O novo Governo Regional é empossado perante a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores na sexta-feira, após a tomada de posse dos deputados quinta feira, tendo Vasco Cordeiro sido hoje indigitado para presidente e entregue a composição do seu executivo ao representante da República para os Açores, Pedro Catarino.

Para além de Vasco Cordeiro, intervirá na sessão de abertura desta reunião da CRPM a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.