Açoriano Oriental
Retomada operação da companhia aérea SATA entre as ilhas dos Açores
A operação da companhia aérea SATA entre as ilhas dos Açores foi hoje retomada, estando a processar-se com normalidade embora com atrasos pontuais, enquanto um voo internacional foi obrigado a divergir devido ao mau tempo.
Retomada operação da companhia aérea SATA entre as ilhas dos Açores

Autor: Lusa/AO Online

 

À agência Lusa, o porta-voz da transportadora, Luís Filipe Cabral, explicou que a operação da SATA Air Açores, que garante as ligações entre as nove ilhas do arquipélago, “está a decorrer com normalidade”, registando-se “atrasos pontuais”.

“Em relação à SATA Internacional [que assegura as ligações para o exterior do arquipélago], temos um voo proveniente de Boston com destino à ilha Terceira que divergiu para Lisboa devido às condições atmosféricas”, declarou Luís Filipe Cabral.

Segundo o porta-voz da companhia aérea açoriana, neste caso “irá ser realizado um voo extraordinário durante a tarde de hoje para transportar os 170 passageiros para a Terceira”.

Luís Filipe Cabral esclareceu ainda que o voo extraordinário Lisboa-Ponta Delgada, que estava previsto sair do aeroporto da Portela esta manhã, está atrasado devido a “problemas técnicos”.

“Como este voo está atrasado, significa que o voo Ponta Delgada-Porto, que seria feito pelo mesmo equipamento, também está atrasado”, explicou.

Na segunda-feira, o mau tempo que assolou o arquipélago dos Açores originou o cancelamento de 36 voos da SATA, o que afetou 1.616 passageiros, informou a transportadora.

Neste dia, o porta-voz da SATA esclareceu que todos estes passageiros foram reacomodados em voos que se realizam hoje, explicando que “toda a operação foi reajustada” para que os passageiros possam ver a sua situação resolvida.

Luís Filipe Cabral informou que, além dos voos regulares previstos para hoje, estavam agendados alguns voos extraordinários para reacomodar todos os passageiros que ficaram em terra.

As ilhas dos grupos oriental e central estiveram na segunda-feira sob aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, devido às condições atmosféricas adversas.

O mau tempo provocou um morto e a Proteção Civil regional contabilizou 157 incidentes, tendo as operações de socorro envolvido 440 operacionais e 109 viaturas.

Escolas, tribunais e serviços municipais fecharam e mais de 1.600 passageiros ficaram em terra devido ao cancelamento de dezenas de voos.

Hoje, o grupo oriental do arquipélago (ilhas de Santa Maria e de São Miguel) está sob aviso amarelo para chuva e trovoada, que vigora até às 24:00 (hora de Lisboa).

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou ainda as duas ilhas deste grupo sob aviso amarelo para vento a partir das 18:00 de hoje até às 06:00 de quarta-feira.

Já o grupo central (Pico, Faial, São Jorge, Terceira e Graciosa) está sob aviso amarelo para chuva até às 24:00.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro, representando situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados