Açoriano Oriental
Responsáveis têm de impedir que destruição acompanhe o mundo
O papa pediu esta terça-feira aos responsáveis económicos, políticos e sociais que "não permitam que os sinais de destruição e morte acompanhem o curso do mundo", sublinhando que todos devem "respeitar todas as criaturas de Deus e o ambiente".
Responsáveis têm de impedir que destruição acompanhe o mundo

Autor: Lusa/AO Online

"Tudo foi confiado à guarda do Homem. Quando o homem falha nesta responsabilidade, quando não tomamos conta da criação e dos irmãos, então a destruição encontra um lugar", afirmou o líder da Igreja católica.

"Em todas épocas, há 'Herodes' que traçam desígnios de morte, destroem e desfiguram o rosto do homem e da mulher", acrescentou Francisco na homília durante a eucaristia inaugural do pontificado, perante 132 delegações estrangeiras, presentes na praça de São Pedro, no Vaticano.

O papa, o primeiro jesuíta da História, dirigiu esta oração "a todos aqueles que ocupam papéis de responsabilidade no domínio económico, político ou social".

O "verdadeiro poder" de um papa é "o serviço humilde, concreto", declarou, aconselhando os religiosos a "não terem medo da ternura".

Francisco considerou que um papa "deve abrir os braços para (...) receber com afeto e ternura toda a humanidade, especialmente os mais fracos, os mais pobres, os mais pequenos".

"Não devemos ter medo da bondade, e nem da ternura", exclamou.

O papa Francisco chegou pelas 09:00 (08:00 em Lisboa) à praça de São Pedro, tendo saudado, a partir do "papamóvel", milhares de fiéis e responsáveis de vários países, presentes no local para assistir à missa de início do pontificado.

Antes da missa, o papa recebeu o anel do pescador, em prata dourada, e do pálio petrino, insígnias oficiais do líder de 1,2 mil milhões de católicos.

O cardeal argentino Jorge Bergoglio, de 76 anos, foi eleito na quarta-feira pelos 115 cardeais reunidos em Roma, escolhendo o nome de Francisco.

Francisco sucede a Bento XVI e é o 266.º papa da Igreja Católica.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados