Açoriano Oriental
Chile
Resgate de mineiros poderá acontecer antes de 15 de Outubro
O Presidente chileno, Sebastian Pinera, afirmou esta segunda-feira acreditar que o resgate dos 33 mineiros, presos numa mina no norte do país desde Agosto último, poderá acontecer antes do dia 15 de Outubro.

Autor: Lusa/AO online
“Espero que sejam salvos antes de partir para a Europa. Para mim, é muito importante partilhar este momento, não só com os 33 mineiros, mas também com as suas famílias e com os chilenos”, disse Pinera, numa entrevista transmitida por várias estações de rádios.

Segundo Sebastian Pinera, o resgate dos 33 mineiros “está muito próximo”, mas o governante não avançou uma data concreta.

Pinera, que assumiu a liderança do país em Março último, inicia a 15 de Outubro uma deslocação à Europa, que irá passar pela Alemanha, França e Grã-Bretanha.

Os 33 mineiros estão presos a cerca de 700 metros de profundidade numa mina na região de Atacama (norte).

Na passada sexta-feira, o ministro das Minas chileno, Laurence Golborne, admitiu que os mineiros poderiam ser resgatados "na segunda quinzena de Outubro".

Os mineiros devem ser trazidos para a superfície um a um, através de uma gaiola metálica introduzida num dos três furos de evacuação que estão a ser perfurados.

As primeiras previsões apontavam que o resgate só seria possível em Dezembro, perto do Natal.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados