Açoriano Oriental
Requalificação do Campo de S. Francisco apresentada em Ponta Delgada
O Campo de São Francisco vai sofrer uma requalificação na ordem de 1,1 milhões de euros, tendo como prioridade manter "o património histórico" daquela praça emblemática dos Açores.
Requalificação do Campo de S. Francisco apresentada em Ponta Delgada

Autor: Lusa/AO Online

"O essencial é preservar a praça, a sua história e aquilo que foi durante muitas gerações uma vivência no campo de São Francisco nós estamos por isso a aperfeiçoar e a valorizar, minimizando impactos de rutura com a nossa história", afirmou José Manuel Bolieiro, o presidente da Câmara de Ponta Delgada, depois da apresentação pública do projeto, que decorreu ao final da tarde no Coliseu Micaelense.

Entre as alterações ao Campo de São Francisco, está a construção de uma passadeira à volta do campo em "pedra de basalto lisa", que segundo o responsável pelo projeto, o arquiteto António Pardal, permite que "as pessoas cumpram as promessas com o mínimo de dignidade", bem como a renovação do coreto que vai contar com "plataformas mecânicas elevatórias" que podem ser usadas em festividades, permitindo "a sua ampliação sempre que seja necessário".

Para o presidente da autarquia, trata-se de uma obra "necessária, reclamável e inadiável", que vai decorrer a partir de junho, com um prazo de execução de 300 dias, e que não coloca em causa as maiores festividades religiosas dos Açores.

"Está garantido e assegurado que as festas do Senhor Santo Cristo 2013 não serão afetadas, outras festas serão, designadamente as conhecidas noites de verão no Campo de São Francisco", disse José Manuel Bolieiro.

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada revelou aos jornalistas que iniciou hoje o diálogo com empresários da cidade para informar do cancelamento das noites de verão, admitindo ser" uma boa noticia para os empresários da restauração e de venda de bebidas e similares da cidade de Ponta Delgada", já que permitirá uma maior valorização do centro histórico.

"Tive a oportunidade de dar conta aos representantes da ARESP, aos representantes da Associação da Associação das Portas do Mar e à Câmara de Comércio que esta obra ia ser feita e permitir que nós pudéssemos deslocalizar uma oferta de eventos culturais do Campo de São Francisco para o centro histórico", adiantou o autarca.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados