Açoriano Oriental
Reparação dos Kamov vai custar 8,5 milhões de euros
A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, disse no parlamento, que a reparação dos dois helicópteros Kamov vai custar 8,5 milhões de euros.
Reparação dos Kamov vai custar 8,5 milhões de euros

 

No âmbito da discussão da apreciação na especialidade do Orçamento do Estado para 2016, Constança Urbano de Sousa afirmou aos deputados que, dos três helicópteros pesados do Estado inoperacionais, um está “praticamente destruído” e dois vão ser reparados com um custo de 8,5 milhões de euros.

Segundo a ministra, este montante vai “consolidar muita da verba da Autoridade Nacional de Proteção Civil” (ANPC), mas são “dois meios operacionais necessários para a fase dos incêndios”.

Dos seis helicópteros Kamov da frota do Estado, apenas três estão aptos para voar, estando dois inoperacionais e outro acidentada desde 2012 que se despenhou durante um combate a um incêndio.

Estes dois inoperacionais, já não voaram em 2015 durante a fase crítica de combate a incêndios.

No ano passado, durante o processo de transferência dos Kamov para a nova empresa que ganhou o concurso público internacional para a manutenção e operação destes helicópteros, foram detetados problemas nos aparelhos.

Na audição, o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, adiantou que os dois Kamov que vão ser reparados não vão estar prontos para a época de incêndios deste ano.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil tem orçamento para 2016 cerca de 129 milhões de euros, uma redução de 4,6 milhões de euros face a 2015.

A ministra justificou a redução da verba para a ANPC, nomeadamente, com as despesas feitas, em 2015, com a extinção da Empresa de Meios Aéreos (EMA).

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados