Açoriano Oriental
Relatório sobre base militar será entregue "muito em breve"
O relatório do Departamento de Defesa dos EUA sobre a Base das Lajes, que pode decidir o futuro da base militar e deveria ter estado pronto até terça-feira, será entregue "muito em breve".
Relatório sobre base militar será entregue "muito em breve"

Autor: Lusa/AO Online

 

"O Departamento de Defesa vai entregar um relatório ao Congresso muito em breve. O departamento pretende responder a tudo o que é exigido", disse à Lusa o porta-voz do Pentágono, Eric Badger.

O relatório, exigido pela lei de Orçamento das Forças, deverá incluir uma avaliação das valências da base e da sua capacidade de receber um centro de informações.

"Encaramos este assunto de forma muito séria e não queremos responder antes de termos, diligentemente, finalizado a nossa análise", acrescentou o porta-voz, justificando o atraso.

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, disse esta semana que a apresentação do relatório "será a última oportunidade" para uma "boa saída" para aquela infraestrutura militar.

Em junho do ano passado, a Lusa noticiou uma série de iniciativas legislativas da Câmara dos Representantes que suspendem a construção do complexo no Reino Unido até ser provado que as Lajes não podem cumprir essa função.

No orçamento militar dos EUA, ficou estabelecido que "nenhum montante deve ser utilizado na construção do Centro de Análise Conjunta de Informações, na Base Aérea de Croughton, no Reino Unido, conforme secção 2301(b), até a Secretaria de Defesa certificar os comités de defesa da Câmara que determinou, com base numa análise dos requisitos operacionais, que esta localização permanece a localização ótima".

O documento diz ainda que o relatório deve incluir uma explicação para os fundamentos da decisão, bem como uma avaliação das capacidades das Lajes para acolher treinos de pilotos de caça e a presença rotativa de forças navais.

Um segundo relatório, que está a ser elaborado pela Câmara dos Representantes, investiga a manipulação de estudos que justificam a construção deste centro de informações em Inglaterra.

"Não há um prazo definido para a sua conclusão. Neste momento é difícil dizer quando tempo pode demorar", disse à Lusa uma fonte do Comité de Supervisão, que lidera a investigação, em janeiro.

A mesma fonte disse ainda que, "apesar de não existirem para já conclusões para ser partilhadas", a investigação tinha sido alargada e "inclui agora vários outros comités" do Congresso dos EUA.

A 08 de janeiro de 2015, o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, anunciou uma redução de 500 militares na base das Lajes, na ilha Terceira, Açores.

Atualmente, ainda estão colocados na base das Lajes quase 400 militares norte-americanos, que até setembro de 2016 serão reduzidos para 165.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados