Açoriano Oriental
Relatório sobre base das Lajes apresentado pela Defesa dos EUA "é má notícia"
O primeiro-ministro, considerou ser "uma má notícia" a informação veiculada hoje que o Departamento de Defesa dos EUA entregou hoje ao Congresso um relatório que afasta a hipótese de a Base das Lajes receber um centro de informações.
Relatório sobre base das Lajes apresentado pela Defesa dos EUA "é má notícia"

Autor: Lusa/AO Online

“Não é uma boa notícia”, disse o chefe do Governo questionado sobre o assunto na conferência de imprensa realizada na Presidência do Governo Regional da Madeira no âmbito da visita oficial que efetua a esta Região Autónoma.

“Vamos continuar a trabalhar, designadamente, com o Governo Regional dos Açores para procurar encontrar a melhor solução possível face à evolução que as decisões dos diferentes órgãos americanos têm tido relativamente à utilização da base das Lajes”, respondeu.

Segundo informação do Pentágono, o Departamento de Defesa dos EUA entregou na segunda-feira ao Congresso um relatório que afasta a hipótese de a Base das Lajes receber um centro de informações, que está planeado para Inglaterra, ou qualquer outro uso alternativo, confirmou o Pentágono.

"A Base Aérea de Croughton, no Reino Unido, continua a localização ótima para o Complexo de Análise de Informação Conjunta. Com base em requisitos operacionais, as Lajes não são a localização ideal", disse um porta-voz do Pentágono à agência Lusa.

A mesma fonte garantiu que "dados os requisitos operacionais das missões atuais, neste momento não existem usos alternativos para as Lajes."

O Pentágono ressalvou, no entanto, que "irá continuar a considerar o valor estratégico da presença dos EUA e da NATO nos Açores."

Este relatório, exigido pela lei de Orçamento das Forças, deverá incluir ainda uma avaliação completa das valências da base.

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, disse este mês que a apresentação deste relatório seria "a última oportunidade" para uma "boa saída" para aquela infraestrutura militar.

A 08 de janeiro de 2015, o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, anunciou uma redução de 500 militares na base das Lajes, na ilha Terceira, Açores.

Atualmente, ainda devem estar colocados na base das Lajes quase 400 militares norte-americanos, que até setembro de 2016 serão reduzidos para 165.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados