Açoriano Oriental
Reitor da UAc manifesta “surpresa” sobre colocação de supercomputador na UMinho

O reitor da Universidade dos Açores, João Luís Gaspar, manifestou hoje "surpresa" sobre a colocação na Universidade do Minho do primeiro supercomputador em Portugal, no âmbito da instalação do projeto cientifico AIR Center nos Açores.


Reitor da UAc manifesta “surpresa” sobre colocação de supercomputador na UMinho

Autor: Lusa/AO online

"A Universidade dos Açores foi colhida de surpresa nessa decisão (...). Se se trata de uma infraestrutura que vai ser um dos nós centrais para o tratamento e processamento de informação ligado ao 'Azores Air Center' faria todo o sentido que coligir, e de certa maneira partilhar essa informação, partisse precisamente dos Açores", afirmou João Luís Gaspar.

O reitor falava a jornalistas à margem da assinatura de um convénio para compromisso estratégico entre a universidade e a Ordem dos médicos nos Açores.

João Luís Gaspar lembrou que a Universidade dos Açores "disponibilizou-se" para receber o supercomputador (computador com grande capacidade de processamento de dados e memória) na reunião para a constituição do 'Azores Air Center' que decorreu entre os diversos parceiros em abril de 2017, na ilha Terceira.

"O Air Center é uma estrutura, segundo parece, em rede. Uma estrutura que terá várias valências e, portanto, continuaremos a aguardar para se saber exatamente qual o papel que os Açores e a Universidade dos Açores vão ter numa estrutura desse género", disse.

O reitor comentava o anúncio pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, de que o supercomputador, cedido pela Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos, vai integrar um centro de computação avançada que nascerá na Universidade do Minho e que estará em funcionamento no primeiro semestre de 2018.

"Não contestamos, naturalmente, a capacidade da Universidade do Minho de poder coordenar um processo desta natureza, não é isso que está em causa", lembrou o reitor da universidade açoriana.

Questionado pelos jornalistas sobre se iria tomar alguma medida que pudesse trazer o supercomputador para a Universidade dos Açores, João Luís Gaspar admitiu apenas que "há varias questões que ainda estão no plano político" e que "importa perceber a evolução de uma estrutura desse género" lembrando que "há espaço e tempo para tudo".

"O que importa fundamentalmente é começar a ter decisões políticas assentes em critérios pragmáticos daquilo que é o objetivo principal de uma estrutura desse género", concluiu.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados