Açoriano Oriental
Rei de Espanha discursa na quarta-feira no parlamento português
O rei de Espanha, Filipe VI, discursa na Assembleia da República, na quarta-feira, numa sessão solene pela visita de Estado de três dias dos monarcas espanhóis a Portugal, que se inicia no Porto na segunda-feira.
Rei de Espanha discursa na quarta-feira no parlamento português

Autor: Lusa/AO Online

 

De acordo com o cerimonial da sessão solene de boas-vindas dos reis de Espanha divulgada pelo parlamento português, Filipe VI discursará, assim como o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

Estas serão as únicas intervenções da sessão solene dedicada à visita dos reis Filipe VI e Letizia a Portugal, que começa no Porto, na segunda-feira, onde são recebidos pelo autarca, Rui Moreira, e visitam a exposição na Fundação de Serralves do artista catalão Joan Miró.

De acordo com o programa da visita, ainda na segunda-feira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, oferece aos monarcas espanhóis um jantar no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.

Filipe VI e Letizia visitam na terça-feira o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, almoçando no Palácio da Bolsa, com empresários portugueses e espanhóis, almoço oferecido pelo presidente da Câmara da Cidade Invicta, o independente Rui Moreira.

À tarde, os reis de Espanha viajam para Lisboa, sendo recebidos nos Paços de Concelho da capital pelas 16:00.

O primeiro-ministro, António Costa, oferece depois um jantar aos monarcas no Palácio das Necessidades.

Na manhã do último dia da visita, na quarta-feira, os reis de Espanha são recebidos da Assembleia da República, para uma sessão solene realizada a propósito da visita e na qual Filipe VI discursará.

Os monarcas seguem depois para a residência do embaixador de Espanha em Lisboa, no Palácio de Palhavã, na Praça de Espanha, para uma receção com a comunidade espanhola residente em Portugal.

A visita termina com a deslocação de Filipe VI e Letizia à Fundação Champalimaud, onde está previsto que cheguem pelas 16:35.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa visitou os reis de Espanha em Madrid uma semana depois de ter tomado posse, em março deste ano, no mesmo dia em que foi recebido pelo papa Francisco, no Vaticano.

Filipe VI esteve presente na tomada de posse de Marcelo, que quando esteve em Madrid convidou os reis de Espanha a visitar Portugal.

Os dois chefes de Estado encontraram-se pela última vez em setembro em Nova Iorque, na sede das Nações Unidas, onde se encontravam para participar na 71.ª sessão da Assembleia Geral da ONU.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados