Açoriano Oriental
Rei da Tailândia vai deixar hoje o hospital para palácio de verão
O rei da Tailândia Bhumibol Adulyadej, de 85 anos, vai deixar esta quinta-feira o hospital, onde estava internado há cerca de quatro anos, e regressar ao seu palácio de verão em Hua Hin, informou a agência AFP.

Autor: Lusa/AO online

“Tive confirmação da casa real de que suas majestades deixarão hoje Banguecoque às 16:00 (10:00 em Lisboa)”, disse o governador da província de Prachuap Khiri Khan, onde está a estância balnear de Hua Hin, a cerca de 200 quilómetros a sul de Banguecoque, citado pela AFP.

O governador acrescentou que cerca de 10 mil residentes de Hua Hin vão dar as boas-vindas ao rei.

A rainha Sirikit, de 80 anos, acompanhará o marido.

A televisão tailandesa mostrou imagens das ruas de Hua Hin engalanadas com bandeirolas e retratos gigantes do rei e da rainha.

A casa real não confirmou ainda a ida do rei para Hua Hin nem forneceu detalhes sobre as razões da sua saída do hospital.

O rei Bhumibol, o mais antigo monarca em exercício no mundo que reina há 67 anos e considerado como um semideus pelo povo tailandês, foi hospitalizado em setembro de 2009 com problemas respiratórios.

Desde então, raramente deixou o hospital Siriraj e mais raramente ainda a capital tailandesa, somente para deslocações de um dia.

Antes de ser internado, o rei vivia no palácio Klai Kangwon, em Hua Hin.

A rainha Sirikit não é vista em nenhuma cerimónia pública há cerca de um ano.

Em dezembro, a casa real informou que a rainha sofrera um acidente cerebral e que a sua saúde não a permitia participar nas celebrações do aniversário do rei.

A questão da sucessão do trono é um assunto muito sensível na Tailândia e o palácio permanece em silêncio sobre o assunto.

A família real tailandesa não tem qualquer papel político oficial, mas exerce uma forte autoridade moral, sendo protegida por uma das leis lesa-majestade mais severas do mundo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados