Açoriano Oriental
Rei da Arábia Saudita anuncia acordo para construção de ponte com o Egito
A Arábia Saudita e o Egito Riade chegaram a acordo para construir uma ponte entre os dois países sobre o mar Vermelho, anunciou o rei saudita no segundo dia de uma visita ao Egito.
Rei da Arábia Saudita anuncia acordo para construção de ponte com o Egito

Autor: Lusa/AO online

"Cheguei a acordo com o meu irmão, o presidente (egípcio Abdel Fattah al-Sissi), para a construção de uma ponte entre os nossos dois países", indicou o rei Salman, numa conferência de imprensa transmitida em direto pela televisão pública egípcia.

Antes, os dois responsáveis mantiveram uma reunião durante a qual reforçaram a cooperação económica e militar.

Riade é um dos principais apoios do presidente Sissi e, desde que este último destituiu em 2013 o antecessor eleito, o islamita Mohamed Morsi, a Arábia Saudita forneceu milhares de milhões de dólares em ajuda económica ao Egito.

"Esta decisão histórica, que vai juntar os continentes africano e asiático, é um salto qualitativo que vai aumentar as trocas comerciais entre os dois continentes a níveis sem precedentes", sublinhou o monarca, que efetua a primeira visita ao Egito desde que subiu ao trono em janeiro de 2015.

Sissi, presente ao lado do rei, propôs que a ponte tenha o nome do rei Salman ben Abdel Aziz. Antes, entregou ao monarca a mais alta condecoração atribuída pelo Estado egípcio, a ordem do Nilo.

Nenhum pormenor foi divulgado sobre em que local será construída a ponte ou a data de início da obra.

Os dois chefes de Estado assistiram em seguida à assinatura de 17 acordos e memorandos de acordos, nomeadamente, sobre a construção de uma central elétrica a oeste do Cairo, de "complexos residenciais" na península do Sinai e a criação de uma universidade na cidade de Al-Tour, no norte da península do Sinai.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados