Açoriano Oriental
Regiões Periféricas e Marítimas da Europa reúnem-se nos Açores
A Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa (CRPM), organização de cooperação inter-regional, reúne a sua Assembleia Geral, em Ponta Delgada, entre 2 e 4 de novembro, anunciou hoje o Governo Regional dos Açores
Regiões Periféricas e Marítimas da Europa reúnem-se nos Açores

Autor: LUSA/AO online

Uma nota do Gabinete de Apoio à Comunicação Social (Gacs) do executivo açoriano refere que a 44.ª reunião magna da CRPM se realiza nos Açores a convite do chefe do Governo Regional, Vasco Cordeiro, que em setembro de 2014 foi eleito presidente da CRPM, organização de cooperação inter-regional que integra cerca de 160 regiões de 28 estados europeus, agregando cerca de 200 milhões de cidadãos.

A 44.ª reunião magna da CRPM decorrerá em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, onde estarão "mais de 200 delegados, incluindo mais de duas dezenas de presidentes de Regiões Europeias, cerca de meia centena de políticos eleitos, em representação dos membros da CRPM, deputados ao Parlamento Europeu e altos funcionários da Comissão Europeia", acrescenta a nota.

A eleição do presidente da CRPM para o biénio 2016-2018, a 04 de novembro, pelas 09:00, assim como do órgão de direção política (Bureau Político), no final do dia anterior, constituem momentos altos dos trabalhos desta Assembleia Geral, adianta o executivo açoriano.

Durante a CRPM serão debatidos temas sobre o futuro da Política de Coesão da União Europeia, da Política Marítima Integrada, da Política de Transportes e Acessibilidades e a situação das Migrações, bem como um painel sobre o Futuro do Projeto da União Europeia.

De acordo com o Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro abre os trabalhos, a 03 de novembro, pelas 14:30, através de uma intervenção a partir da Horta, onde se encontrará para a tomada de posse da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

No mesmo dia haverá debates sobre “Transportes e Acessibilidades – Ligar as Periferias Europeias e os seus Vizinhos” e a Política de Coesão da UE, em que intervirão Enrico Rossi, presidente da região italiana da Toscânia, e o subdiretor Geral da DG REGIO da Comissão Europeia, Nicholas Martyn.

A agenda para o segundo dia inclui um debate sobre a Política Marítima Integrada, com a participação do Diretor Geral da DG MARE, o açoriano João Aguiar Machado, e sobre Migrações, com uma mensagem vídeo do Comissário Europeu, Christos Stylianides.

Ainda neste dia, será abordado o “Futuro do Projeto da União Europeia”, moderado pelo ex-deputado ao Parlamento Europeu do Reino Unido, Graham Watson, assim como o debate e a aprovação da Declaração Final da Assembleia Geral da CRPM – instrumento político contendo as principais mensagens dirigidas às instituições europeias e outras.

A CRPM tem diversos grupos de trabalhos sobre temáticas específicas de interesse para as Regiões Periféricas e Marítimas da Europa e divide-se em seis comissões geográficas (Ilhas, Arco Atlântico, Mar do Norte, Mar Báltico, Intermediterrânica, Balcãs e Mar Negro), que reunirão previamente aos trabalhos da Assembleia Geral, na manhã do dia 03 de novembro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados