Região disponível para contribuir para solução de acolhimento de refugiados

Região disponível para contribuir para solução de acolhimento de refugiados

 

Ana Carvalho Melo   Regional   9 de Set de 2015, 11:04

O Governo dos Açores decidiu afirmar a sua disponibilidade para "contribuir para a solução que, a nível nacional, vier a ser definida no âmbito das obrigações internacionais do Estado Português no acolhimento de refugiados".

A decisão foi anunciada pela Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares na apresentação do Comunicado do Conselho do Governo, em Santa Cruz.

Após uma análise sobre a situação dos refugiados na Europa no contexto atual e perspetivas futuras do pacote de medidas da 'Agenda para a Migração' da União Europeia, o Governo dos Açores decidiu ainda aprovar a atribuição de uma ajuda financeira no valor de 75 mil euros, a entregar ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, contribuindo, assim, “para o desenvolvimento de ações de proximidade e que permitam um alojamento, alimentação e cuidados de saúde básicos aos refugiados”.

O executivo manifestou a sua “profunda preocupação pela grave e dramática situação humanitária vivida” e expressou a sua solidariedade para com “as centenas de milhares de refugiados de guerra que pretendem asilo em Estados-Membros da União Europeia, bem como para com as regiões europeias que de forma mais direta lidam com este assunto”.

Nesse sentido, o Governo dos Açores lançou um apelo às instituições da União Europeia para “a adoção célere de instrumentos eficazes e de medidas de emergência para fazer face a esta crise, em particular para apoio aos refugiados de guerra e aos Estados-Membros mais afetados, mobilizando fundos adicionais e apoio logístico para o efeito”.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.