Região cria parque arqueológico subaquático junto à ilha do Pico


 

Lusa/AO online   Regional   19 de Ago de 2014, 12:46

O Governo dos Açores criou o Parque Arqueológico Subaquático da Caroline, junto à ilha do Pico, no local onde naufragou, em 1901, o navio francês que controlava o mercado europeu dos adubos.

 

O decreto do Governo dos Açores que cria este novo parque arqueológico nos mares do arquipélago foi publicado hoje no Diário da República e refere a "importância histórica e a singularidade dos restos submersos da Caroline", que se encontram num local de águas pouco profundas junto à costa poente do Pico.

O sítio do naufrágio do veleiro Caroline tem, por outro lado, "condições de visitação", permitindo "visitas controladas de mergulhadores, mediadas por empresas marítimo-turísticas devidamente licenciadas, sem impacto negativo sobre a conservação dos bens arqueológicos e naturais", lê-se no mesmo texto.

Segundo o executivo açoriano, o "testemunho arqueológico" que existe neste local está "bem identificado" e tem "elevado potencial" turístico-cultural, "podendo transformar-se em museu subaquático".

A criação deste parque é, por isso, também justificada com "a necessidade de medidas de proteção, de estudo e inventariação do património subaquático que resultem na divulgação do turismo arqueológico e no incremento da história náutica dos Açores".

"Por outro lado, a proteção dos restos afundados da Caroline permite a conservação e salvaguarda da biodiversidade marinha existente naquela zona", já que a estrutura submersa "proporciona substrato para a colonização de organismos sésseis, criando um ambiente similar aos recifes naturais costeiros do mar dos Açores, nos quais se abrigam espécies marinhas de importância ecológica e económica", acrescenta o decreto, notando que o veleiro está num local classificado como Zona Especial de Conservação dos Ilhéus da Madalena.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.