Açoriano Oriental
Região celebra Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus
A Direção Regional da Cultura, através dos museus pertencentes a Rede Regional, associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus, que se celebra a 18 de maio, e da Noite dos Museus, assinalada a 21 de maio, promovendo a realização de diversas iniciativas.
Região celebra Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus

Autor: Ana Carvalho Melo

 

Segundo nota do executivo regional, este ano, o tema proposto é “Museus e Paisagens Culturais”, tendo em vista, segundo a Direção-Geral do Património Cultural, “promover a ideia de museu enquanto centro territorial de uma proteção ativa da paisagem cultural. Essa função pode ser exercida em diferentes níveis, nomeadamente através da sensibilização das comunidades para o papel interventivo que podem desempenhar na conservação e valorização deste universo patrimonial tão vulnerável, e contribuir para minimizar a sua degradação ou até mesmo o seu aniquilamento”.

Nesse sentido, o Museu Carlos Machado realiza quarta-feira, 18 de maio, entre as 10h00 e as 17h30, uma “Rota Patrimonial pelas Paisagens do Chá”, que tem início com uma visita orientada à exposição “Caminhos do Chá”, seguindo-se um percurso até às plantações de chá da costa norte de São Miguel, onde os participantes vão conhecer fábricas desativadas e assistir ao processo de transformação da 'Camellia sinensis' nas fábricas de chá Gorreana e Porto Formoso.

Ainda na quarta-feira, no Núcleo de Santa Bárbara do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, as comissárias da exposição “Profissões: Memória e Atualidade”, Leonor Couto e Sílvia Fonseca e Sousa, realizam uma visita orientada, das 13h00 às 14h00, com entrada livre. Esta exposição, que encerra a 22 de maio, visa provocar uma reflexão crítica sobre a importância das diversas profissões na sociedade ao longo dos tempos, tendo registado uma forte adesão dos diversos públicos do museu.

O Museu da Horta convida os alunos das escolas do 3.º e 4.º ano do 1.º Ciclo, do 2.º e 3.º ciclos, do Secundário e do Profissional a participarem quarta-feira no Roteiro “Baía da Horta – uma Paisagem Cultural”. Esta atividade inclui uma visita à exposição sobre o Porto da Horta, patente no Museu da Horta, seguida de um pequeno roteiro na avenida marginal, onde serão abordados aspetos relacionados com a baía, nomeadamente a sua história ao longo de cinco séculos.

Em S. Jorge, o Museu Francisco de Lacerda inaugura quarta-feira a exposição de fotografia “Virgem Peregrina 1948-1993”, pelas 19h30, enquanto o Museu da Graciosa promove, no mesmo dia, com início pelas 10h00, a atividade intitulada “Baleia à vista!”.
No âmbito desta iniciativa será efetuada uma visita orientada e comentada ao Barracão dos Botes Baleeiros de Santa Cruz da Graciosa, da responsabilidade do Diretor do Museu da Graciosa, dirigida aos alunos do 1.º Ciclo das Escolas Básicas da ilha.

O Museu de Angra do Heroísmo também se associa a estas comemorações, celebrando, a 21 de maio, a Noite dos Museus, com a realização, a partir das 20h00, de visitas dramatizadas ao seu principal núcleo expositivo, intitulado “Do Mar e da Terra…um história no Atlântico”, interpretadas por personalidades históricas ligadas a diferentes momentos da história de Angra do Heroísmo e da ilha Terceira.
As Reservas de Militaria, Instrumentos Musicais, Têxteis e Pintura, bem como a Biblioteca estarão abertas neste dia, dando a conhecer o acervo nelas guardado.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados