"Redução pode ser oportunidade com vantagens económicas", diz a Organização Nacional de Luso-Americanos


 

Lusa/AO Online   Regional   8 de Jan de 2015, 16:19

O presidente da Organização Nacional de Luso-Americanos (NOPA), Francisco Semião, acredita que a redução da Base das Lajes, anunciada pelo Pentágono, "pode ser uma oportunidade com vantagens económicas".

 

"Lutámos para que isto não acontecesse. Agora, que as conclusões são conhecidas, temos de pensar em alternativas. Esta redução pode ser uma oportunidade com vantagens económicas", disse Semião à agência Lusa.

Os Estados Unidos anunciaram hoje uma redução gradual dos trabalhadores portugueses da base das Lajes, na ilha Terceira, de 900 para 400 pessoas ao longo deste ano, e os civis e militares norte-americanos passarão de 650 para 165.

A NOPA esteve envolvida nos esforços dos últimos anos para evitar esta redução. Em encontros com políticos luso-americanos e representantes portugueses, Semião percebeu que as alternativas já estão a ser preparadas.

"No ano passado tive conversas com representantes do governo regional sobre este tema. As alternativas já começaram a ser pensadas. Estudos estão a ser feitos", disse Semião.

Em novembro do ano passado, a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) anunciou um estudo de requisitos logísticos para a instalação de uma unidade industrial no concelho da Praia da Vitória, onde se localiza a base.

Francisco Semião sugere, por exemplo, um centro para reformados.

"É apenas uma ideia, mas é algo que se adequa às instalações existentes e que teria vantagens. Os aposentados têm muito mais rendimento disponível do que os militares que lá estão. A economia local até pode sair beneficiada", disse.

A redução anunciada vai permitir ao Governo norte-americano uma poupança anual de 35 milhões de dólares (29,6 milhões de euros).

"A transição será muito difícil, mas estamos confiantes de que se encontrarão boas alternativas", concluiu o presidente da NOPA.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.