Açoriano Oriental
Redes sociais na internet são mais-valia mas baixam produção
As redes sociais constituem uma mais-valia. Todavia, verifica-se hoje-em-dia uma perda de produtividade em funcionários que têm acesso a estas redes no seu local de trabalho.
Redes sociais na internet são mais-valia mas baixam produção

Autor: Daniela Braga Correia

O webmaster Mário Flores defende que "as pessoas deveriam olhar para algumas ferramentas das redes sociais como uma mais-valia, principalmente na área da publicidade". No entanto, de acordo com o mesmo, "o que se verifica é uma perda de produtividade em funcionários utilizadores frequentes destas redes que têm acesso às mesmas no local de trabalho", sobretudo após algumas ‘epidemias’ como o ‘Farmville’.

"O sucesso das redes sociais deve-se em muito ao facilitismo que disponibilizaram ao utilizador da internet com poucos conhecimentos informáticos de se auto-promover numa comunidade gigantesca", sublinha o webmaster. Segundo o mesmo, as redes sociais estão desenhadas para funcionar numa arquitectura de "círculo de amigos" e , muitas vezes, os utilizadores inexperientes têm a ilusão de que a informação que publicam não sai muito desse círculo.

Assim, cada utilizador deve ser selectivo acerca do que quer publicar sobre si e sobre o que o rodeia, pois a informação é catalogada por motores de busca e visualizada por uma grande quantidade de utilizadores da internet, transformando o que deveria ser privado em algo de acesso público facilitado, explicou.

 

Leia esta notícia na íntegra no jornal Açoriano Oriental de segunda-feira, 15 de Fevereiro de 2010.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados