Açoriano Oriental
Recuperadas 28 habitações afetadas pelo mau tempo em São Roque
A secretária da Saúde e Segurança Social dos Açores disse que o Governo Regional disponibilizou um apoio de 80 mil euros para fazer face aos prejuízos causados por intempéries em 28 habitações em São Roque.
Recuperadas 28 habitações afetadas pelo mau tempo em São Roque

Autor: Lusa/AO online

 

“Este apoio visa garantir a parceria entre o Governo Regional, através da Direção Regional da Habitação, e a Junta de Freguesia de São Roque, que permitiu a recuperação de 28 habitações na sequência das intempéries”, declarou Andreia Cardoso, no âmbito da assinatura do protoloco que formalizou o apoio financeiro, já concretizado pelo executivo.

A freguesia de São Roque foi fortemente assolada pelo mau tempo em dezembro de 2015, foi afetada em janeiro pela passagem do furacão “Alex” e no domingo viu ainda passar um minitornado.

Apesar dos danos materiais nas habitações, não se registaram vítimas, à exceção da passagem do furacão “Alex”, que gerou uma morte.

Tratou-se de um funcionário da Junta de Freguesia de São Roque que ficou ferido com gravidade quando foi atingido por uma onda. O homem, de 51 anos, morreu no hospital de Ponta Delgada.

De acordo com a junta, o homem foi colhido pela onda quando "trabalhava na limpeza da via e na proteção das casas na frente marítima da freguesia", tendo ficado com "fraturas graves".

A titular regional da pasta da Segurança Social referiu hoje que, para além dos 80 mil euros já assegurados pelo Governo dos Açores, 20 mil euros são garantidos pela junta de freguesia, através da disponibilização de mão-de-obra para efetuar as reparações nas habitações atingidas.

Andreia Cardoso afirmou que foi possível, em parceria com a junta de freguesia e empresas, desenvolver os esforços necessários para fazer face aos impactos do mau tempo que assolou São Roque e “assegurar a normalidade” em casos habitacionais que não se coadunam com a transição e a aprovação de orçamentos.

Grande parte das habitações atingidas pelo mau tempo, visitadas hoje por Andreia Cardoso, encontra-se já recuperada, estando outras na fase de final de reabilitação.

Para além dos montantes financeiros, a secretária regional declarou que o Governo dos Açores fez, em parceria com a junta de freguesia, um levantamento das situações e disponibilizou ainda o apoio técnico necessário para a avaliação, por forma a que as intervenções tivessem lugar “muito rapidamente”.

O presidente da junta de freguesia considerou ser “fundamental” a parceria desenvolvida com a secretaria regional, lembrando que na localidade há muita habitação degradada.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados