Música

Recital de piano com Paulo Oliveira no Teatro Ribeiragrandense

Recital de piano com Paulo Oliveira no Teatro Ribeiragrandense

 

GACS/AO online   Cultura e Social   9 de Nov de 2010, 10:24

No âmbito do programa da Temporada de Música dos Açores tem lugar no dia 13 de Novembro, pelas 21h30, no Teatro Ribeiragrandense, um recital de piano com Paulo Oliveira que assinalará o bicentenário dos nascimentos dos compositores F. Chopin e R. Schumann.
Paulo Oliveira é um dos melhores pianistas portugueses da sua geração e foi vencedor de vários concursos nacionais e internacionais dos quais se destacam o 1.º prémio no Concurso Internacional «Bartók-Kabalevsky-Prokofiev», em 2003, o 2.º prémio no Concurso de Interpretação do Estoril / Prémio El Corte Inglés, em 2009, e o 1.º prémio do concurso de piano integrado no Festival Chopin 2010, que teve lugar no Teatro São Luiz, em Lisboa. Concluiu recentemente o seu doutoramento com o eminente pedagogo e pianista Sequeira Costa, na Universidade do Kansas (EUA).

Na primeira parte do recital será interpretado o Carnaval op. 9, de Robert Schumann, um conjunto de 20 peças curtas ligadas entre si  por um tema recorrente. Esta obra foi escrita entre 1834 e 1835, e é uma das suas obras mais tocadas apesar de ser extremamente exigente em termos técnicos. Na segunda parte do recital será interpretada a Sonata para piano n. º 3, em Si menor, op. 58 de F. Chopin, escrita em 1844, cinco anos antes da morte do compositor. Frédéric Chopin dedicou esta sonata, escrita em quatro andamentos, à Condessa Emilie de Perthuis.

Este recital faz parte do Ciclo de Laureados da Temporada de Música 2010 e tem o patrocínio da EDA (Electricidade dos Açores).

 A Temporada de Música 2010 é uma iniciativa da Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura. Tem como director artístico Emanuel Frazão e é produzida pela Juventude Musical Portuguesa.
         
 

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.