Açoriano Oriental
Raul Castro recebeu Barack Obama no Palácio da Revolução
O Presidente cubano, Raul Castro, recebeu hoje o seu homólogo norte-americano, Barack Obama, no Palácio da Revolução em Havana, onde vão manter um encontro bilateral.
Raul Castro recebeu Barack Obama no Palácio da Revolução

Autor: Lusa/AO Online

 

Este encontro bilateral acontece no âmbito da visita oficial de Obama à ilha caribenha - o primeiro Presidente norte-americano em exercício a pisar solo cubano em quase nove décadas -, e do processo de restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, que durante mais de meio século viveram de costas voltadas.

Esta é a quarta vez que os dois líderes se encontram, mas a primeira em solo cubano.

Obama e Castro reuniram-se durante meia hora durante a VII Cimeira das Américas no Panamá em abril de 2015, trocaram um breve cumprimento nas cerimónias fúnebres do líder histórico sul-africano Nelson Mandela em 2013 e encontraram-se na Assembleia-geral da ONU em Nova Iorque em setembro do ano passado.

Dentro da sede do governo cubano, Raul Castro saudou Obama com um aperto de mão e os dois líderes posaram sorridentes para as câmaras.

Após este momento, teve início a cerimónia oficial de boas-vindas. Os dois governantes ouviram os hinos de Cuba e dos Estados Unidos perante as bandeiras dos respetivos países.

Depois, Castro e Obama passaram a revista a uma guarda de honra composta pela Unidade de Cerimónia das Forças Armadas Revolucionárias de Cuba.

No fim da cerimónia protocolar, o líder cubano cumprimentou os vários membros da administração norte-americana que acompanham Obama nesta visita, entre eles, o secretário de Estado, John Kerry, e os responsáveis pelas pastas do Comércio e da Agricultura, Penny Pritzker e Tom Vilsack, respetivamente.

Por seu lado, a comitiva norte-americana saudou os vários elementos do governo cubano presentes na cerimónia, nomeadamente o primeiro vice-presidente Miguel Díaz-Canel e o chefe da diplomacia cubana Bruno Rodríguez.

Antes do encontro com Raul Castro, Obama visitou o memorial do herói nacional cubano José Martí, localizado na Praça da Revolução em Havana.

O chefe de Estado norte-americano depositou uma coroa de flores junto do memorial e ouviu-se o hino dos Estados Unidos naquela praça emblemática da capital cubana, também conhecida pela imagem do líder revolucionário Ernesto "Che" Guevara num prédio.

Barack Obama e a respetiva família chegaram à capital cubana no domingo.

Calvin Coolidge (1923-1929) foi o último Presidente norte-americano em exercício que visitou Cuba, em 1928.

Após mais de 50 anos sem relações diplomáticas, os Estados Unidos e Cuba anunciaram a 17 de dezembro de 2014 uma aproximação histórica entre os dois países, separados unicamente pelos 150 quilómetros do Estreito da Florida.

Depois de vários meses de rondas negociais, os líderes norte-americano e cubano, Barack Obama e Raul Castro, anunciaram a 01 de julho de 2015 o restabelecimento das relações diplomáticas e a abertura de embaixadas nas capitais de cada país.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados