Açoriano Oriental
Rali de Portugal terá delimitadas 30 zonas para espetadores
A organização do Rali de Portugal, destacou Wa importância da segurança" na apresentação da 49ª edição do Rali de Portugal, que regressa em maio ao Norte, vai definir 30 zonas para os espetadores assistirem às provas.

Autor: Lusa/AO Online

 

"A continuação do Rali de Portugal no Norte é da responsabilidade de todos" - é o slogan que a organização do Rali de Portugal está a procurar divulgar "em massa", revelaram hoje os responsáveis.

Segundo o presidente da comissão organizadora do Rali de Portugal - prova que terá lugar a norte do rio Douro de 21 a 24 de maio, sendo pontuável para o mundial da especialidade (WRC) -, vão ser criadas 30 zonas de espetáculo, a maior parte com mais de 300 metros de extensão e vista para a estrada.

"Estamos a criar todas as condições para que o público venha em massa assistir ao Rali de Portugal, mas também para que o possa fazer em condições de segurança. Haverá zonas em que o público pode ser admitido e outras em que tal não poderá acontecer", disse Mário Martins Silva.

O responsável falava aos jornalistas à margem da cerimónia de apresentação do Rali de Portugal, procurando vincar que os aficionados pelo automobilismo "não vão sentir-se engaiolados" e lembrando que as regras de segurança não sendo cumpridas podem "pôr em causa a realização do evento e a imagem do Norte e de Portugal".

"Vamos ter cinco inspeções diferentes quer do itinerário para garantir a segurança dos pilotos, quer da segurança do público e em todos os hospitais envolvidos. Isto significa que há um grande entusiasmo da FIA [pela Federação Internacional do Automóvel], mas grande preocupação também", disse Mário Martins Silva.

Os apelos a que sejam cumpridas as medidas de segurança marcaram a cerimónia que decorreu na Exponor, em Matosinhos, onde será instalado o centro nevrálgico do Rali de Portugal 2015, com autarcas, dirigentes e desportistas da modalidade a aproveitarem a ocasião para apelarem à compreensão dos espetadores.

O Rali de Portugal estende-se ao longo de quatro dias, contando com 354 quilómetros cronometrados, envolvendo 13 autarquias e um total de 16 provas especiais, num investimento total a rondar os 3,2 milhões de euros.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados