Açoriano Oriental
Rajoy e Barroso querem que orçamento europeu crie condições para investimento e crescimento
O presidente do Governo espanhol e o presidente da Comissão Europeia consideraram hoje que o próximo orçamento europeu (2014-2020) deve ajudar a criar as condições para o crescimento económico e o investimento.
Rajoy e Barroso querem que orçamento europeu crie condições para investimento e crescimento

Autor: Lusa/AO online

A questão do orçamento europeu marcou a agenda da reunião que Mariano Rajoy e Durão Barroso mantiveram hoje em Cádis (Espanha) à margem da XXII Cimeira Ibero-americana, onde o presidente da CE é convidado.

“Ambos os presidentes sublinharam que este orçamento deverá contribuir para criar as condições para que aumente o investimento, cresça a economia de forma sustentável e duradoura e se gere emprego”, refere um comunicado conjunto.

Durante a reunião, e segundo a mesma nota, Durão Barroso referiu-se “aos esforços significativos que o Governo e o povo espanhol estão a fazer para assegurar a sustentabilidade das finanças públicas” e que estão a obrigar a “importantes sacrifícios para uma grande parte da população.

Recordou a mensagem da CE divulgada esta semana de que Espanha está “a tomar as medidas efetivas para a correção do défice excessivo”, o que significa que este ano não serão necessárias medidas adicionais de ajuste.

“O presidente Barroso está consciente de que a situação a que enfrentam muitos espanhóis continua a ser muito difícil, em particular pelo inaceitável elevado número de pessoas sem emprego”, refere o comunicado.

“A Comissão Europeia está a utilizar todos os instrumentos à sua disposição para recuperar o crescimento da Europa e assim criar emprego e enfrentar os graves problemas sociais que enfrentam os cidadãos europeus”, sublinha.

Durão Barroso intervém na primeira sessão plenária da XXII Cimeira Ibero-americana, no sábado, e deverá, posteriormente, falar com a imprensa reunida em Cádis.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados