Açoriano Oriental
Quinze regiões portuguesas com risco muito alto de exposição aos ultravioletas
Quinze regiões portuguesas apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com o IPMA, Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Penhas Douradas, Portalegre, Santarém, Setúbal, estão hoje com risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta.

Também Santa Cruz, Horta, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo, nos Açores, encontram-se com índice muito alto de exposição, contrastando com as restantes regiões do continente e ilhas.

As regiões de Aveiro, Coimbra, Leiria, Sagres, Sines, Viseu e Vila Real e Porto Santo e Funchal, na Madeira, encontra-se com níveis altos de exposição à radiação ultravioleta.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor que 2, em que o UV é Baixo, 3 a 5, Moderado, 6 a 7, Alto, 8 a 10, Muito Alto e superior a 11, Extremo.

Para hoje, o IPMA prevê para períodos de céu muito nublado, com nuvens altas na região Sul. Estão também previstos aguaceiros em geral fracos, a partir da tarde no litoral a norte do Cabo Carvoeiro, em especial no Minho.

O vento será em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste, soprando, a partir da tarde, moderado (20 a 35 km/h) no litoral oeste e nas terras altas.

Pequena descida de temperatura nas regiões do interior norte e centro e uma pequena subida da temperatura máxima nas regiões do litoral norte e centro.

Para a zona da grande Lisboa, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, em especial por nuvens altas, e o vento a soprar em geral fraco (inferior a 20 km/h) de noroeste, soprando moderado (20 a 30 km/h) a partir da tarde.

Já na região do grande Porto, prevê-se céu em geral muito nublado, aguaceiros, em geral fracos e a partir da tarde.

O vento será fraco a moderado (10 a 25 km/h) de sudoeste. Pequena subida da temperatura máxima.

Quanto às temperaturas, as máximas vão oscilar entre os 23 graus Celsius previstos em Viana do Castelo e Porto, as cidades com temperatura máxima mais baixa hoje, contrastando com os 32 de máxima prevista para Évora, cidade mais quente.

Em Lisboa, vão variar entre 18 e 28 graus Celsius, em Bragança entre 15 e 30, em Viseu entre 13 e 27, em Coimbra 17 e 27, na Guarda 14 e 28, Portalegre entre 16 e 31, Évora entre 15 e 32, Beja entre 15 e 31, em Faro 21 e 28, em Santarém entre 16 e 30, no Funchal entre 21 e 27, em Ponta Delgada entre 19 e 24, em Angra do Heroísmo entre 19 e 23 e em Santa Cruz das Flores entre 18 e 22.

O IPMA prevê para hoje no arquipélago da Madeira períodos de céu muito nublado, com aguaceiros, em geral fracos. O vento soprará fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante leste, soprando moderado (25 a 35 km/h) de oeste nas terras altas durante a tarde.

No Funchal, as temperaturas vão oscilar entre 21 e 27 graus.

Já para os Açores, o IPMA prevê paras as ilhas do grupo ocidental - Flores e Corvo - períodos céu muito nublado, diminuindo a nebulosidade para a tarde, com o vento de nordeste moderado (20/30 km/h) tornando-se bonançoso (10/20 km/h) e, rodando para leste na noite.

Para o grupo central, ilhas da Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, a previsão é de períodos de céu muito nublado com boas abertas, possibilidade de aguaceiros fracos na madrugada e manhã. O vento soprará de nordeste moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas até 55 km/h, tornando-se bonançoso (10/20 km/h) e, rodando para leste na noite.

No grupo oriental, São Miguel e Santa Maria, prevê-se igualmente períodos de céu muito nublado com abertas e aguaceiros, mais frequentes a partir do final da tarde, com o vento a soprar nordeste fresco a muito fresco (40/50 km/h) com rajadas até 65 km/h, tornando-se moderado (20/30 km/h).

As temperaturas vão rondar os 18 e os 24 graus Celsius, com Santa Cruz das Flores a chegar aos 22, Horta e Angra do Heroismo, 23, e Ponta Delgada, 24.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados