Açoriano Oriental
Quercus reivindica medidas para banir defenitivamente o uso de sacos plásticos
A Quercus reivindicou hoje ao Governo medidas urgentes para banir, "total e definitivamente", o uso de sacos plásticos em Portugal, país onde se consomem anualmente dois mil milhões destes sacos "nefastos" para o ambiente.

Autor: AO/Lusa

 

Na véspera do “Dia Internacional Sem Sacos de Plástico”, que se assinala na segunda-feira, o presidente da Quercus, João Branco, alertou para a necessidade de o Governo implementar medidas urgentes que banam o uso dos sacos plásticos em Portugal.

De acordo com a associação ambientalista, o país consome “anualmente cerca de dois mil milhões de sacos de plástico”.

João Branco reiterou a necessidade de “terminar definitivamente com o uso de um material tão prejudicial para o ambiente” e considerou que “não adianta estar a taxar” a sua utilização.

O responsável referiu que a medida do anterior Governo de taxar os sacos de plástico “foi inicialmente positiva”, mas acrescentou que “rapidamente se revelou insuficiente”.

É que, depois de uma inicial diminuição do consumo de sacos de plástico, os portugueses “acabaram por se habituar a pagar os sacos e o seu consumo está a aumentar novamente”.

Disse, ainda, que a medida de taxar o uso de sacos de plástico “nunca abrangeu” os sacos que são utilizados dentro dos supermercados para embalar a fruta, legumes ou carne, o que faz com que, na prática, cada consumidor acabe por utilizar dezenas de sacos de plástico gratuitos sempre que vai fazer compras.

Além do mais, segundo João Branco, o controlo dos sacos “nunca foi efetivo” nas pequenas superfícies, no pequeno comércio, nas feiras e nos mercados.

“No fundo, a taxa é uma licença para poluir e não é isso que nós queremos. Nós não queremos que quem pague possa poluir, o que nós queremos é que as pessoas não possam poluir com sacos de plástico”, afirmou à agência Lusa.

Na sua opinião, “a situação é grave, tanto mais que há estudos recentes que revelam a existência de resíduos de plástico tanto no peixe como no sal consumido”.

O ambientalista considerou, ainda, que “estão comprovados e amplamente divulgados os efeitos nefastos dos sacos de plástico no ambiente, em especial em meio marinho, com envenenamento, asfixia e morte de peixes, animais e aves marinhas”.

Para o dirigente, “já não há desculpas” para que não se bana o uso deste material e elencou o “bom exemplo” de Marrocos.

Durante a participação na última conferência das Nações Unidas sobre o clima, realizada em 2016, em Marraquexe, a delegação da Quercus visitou um supermercado que, como todos em Marrocos, não utiliza sacos de plásticos.

“Fiquei espantado com a facilidade com que a sociedade marroquina vive sem utilizar sacos de plástico. Isso é visível nas ruas pela ausência de lixo relacionado com os sacos”, afirmou João Branco.

O dirigente salientou que, se Marrocos conseguiu banir os sacos de plástico, “não há qualquer motivo para que estes não sejam também banidos em Portugal”.

“Haja vontade política”, concluiu.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados