Açoriano Oriental
Quercus classifica 39 praias açorianas com 'Qualidade de Ouro'

A associação ambientalista Quercus atribuiu este ano a classificação “Qualidade de Ouro” a 39 praias açorianas, mais uma do que em 2017, foi esta quinta-feira anunciado.

Quercus classifica 39 praias açorianas com 'Qualidade de Ouro'

Autor: Lusa/Miguel Bettencourt Mota

“Nos Açores foram distinguidas 39 praias (mais uma em relação a 2017), na Madeira foram distinguidas 19 praias (igual a 2017), e em Portugal continental 332 (menos sete do que em 2017)”, apurou a Quercus, explicando que a identificação das águas balneares classificadas como tendo 'Qualidade de Ouro' é feita com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), tendo “apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas”.

Portanto, no total, a Quercus atribuiu este ano a classificação “Qualidade de Ouro” a 390 praias portuguesas,  menos seis do que em 2017, num total de 640.

As 390 praias identificadas com “Qualidade de Ouro” cumprem com os critérios de “qualidade da água excelente nas cinco últimas épocas balneares, de 2012 a 2017” e de “todas as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear (de 2017) deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinaise, inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli e, para águas interiores, 200ufc/100mle 500ufc/100ml, respetivamente”.

“O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor) e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água”, afirmou a organização ambientalista, referindo que todos os municípios nacionais, com praias galardoadas, podem solicitar a impressão da respetiva bandeira “Praia com Qualidade de Ouro”.

O hastear da primeira bandeira “Praia Qualidade de Ouro” vai realizar-se na praia da Pampilhosa da Serra, em data oportunamente a definir, avançou a Quercus.

A época balnear deste ano começou na terça-feira, porém “a maioria das praias inicia a época balnear a partir de 01 de junho”, informou a associação ambientalista.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados