Queijadas de conteira dão vitória no IdeiAçores aos alunos da Povoação

Queijadas de conteira dão vitória no IdeiAçores aos alunos da Povoação

 

Paulo Faustino   Regional   17 de Mai de 2018, 10:12

O Centro Pedagógico da Escola Básica e Secundária (EBS) da Povoação venceu, ao nível do 3º ciclo, o 8º concurso IdeiAçores, destacando-se nesta iniciativa com um projeto de confeção de queijadas a partir de uma planta invasora, a conteira.

O IdeiAçores insere-se no âmbito do projeto “Educação Empreendedora: o Caminho do Sucesso!”, promovido pelo Governo Regional, através da Direção da Juventude, em parceria com a Direção da Educação. 

O projeto que arrecadou o primeiro prémio chama-se “Conteirices dos Açores”, tendo sido desenvolvido ao longo de seis meses pelas turmas Profij Operador Agrícola e Curso Vocacional 3, sob a orientação dos professores Andrea Pereira, Telma Bernardes, Patrícia Silva, José Miguel Pereira, Tiago Pinto e Silvino Torres.

O projeto em causa foi - ao pormenor - pensado e aperfeiçoado para ser apresentado a concurso. Como realça Telma Bernardes, responsável pelo projeto - citada em nota de imprensa -, “além das queijadas, os alunos, nas disciplinas da especialidade, desenvolveram o logótipo e criaram a própria embalagem. É um orgulho muito grande para o nosso Centro Pedagógico. Os meus colegas tinham mais esperanças em relação à classificação, por isso foi uma surpresa muito boa para mim, confesso”.

No concurso IdeiAçores, o mérito do “Conteirices dos Açores” não se concentrou apenas nas queijadas de conteira. Os alunos e professores também fizeram outras experiências que acabaram por ser bem sucedidas, como é o caso do licor, os cristais e as barrinhas de conteira, produtos esses que foram degustados e mereceram a aprovação da comunidade escolar e sociedade local.

Depois do prémio conquistado, o objetivo passa agora pela aposta na comercialização. Neste caso, como diz o professor José Miguel Pereira, através de uma parceria de fabrico industrial com uma unidade local ou regional “com experiência para colocar o produto ou os produtos no mercado de venda”.

De acordo com a mesma fonte, a jovem empreendedora das Furnas, Paula Rego, arrecadou igualmente o primeiro lugar neste concurso, desta feita ao nível do ensino secundário, com os “Bombons do Vale”.

O 8º Concurso Regional IdeiAçores envolveu, neste ano letivo, 45 escolas de seis ilhas e um total de cerca de 3 mil alunos e 100 professores.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.