Açoriano Oriental
Quatro navios de cruzeiros visitam os Açores até sexta-feira
Entre esta quarta-feira (7 de novembro) e sexta-feira (9 de novembro), os portos de Ponta Delgada e Horta vão ser o palco de mais quatro escalas de navios de cruzeiros previstas para o corrente mês.
Quatro navios de cruzeiros visitam os Açores até sexta-feira

Autor: Ana Carvalho Melo

Trata-se da estreia nas Portas do Mar do Rotterdam e do Rotterdam 2, para a terceira escala este ano do Prinsendam na Horta e ainda o regresso do bem conhecido Grand Princess a Ponta Delgada, segundo informação disponibilizada pelo Porto de Ponta Delgada.

As Portas do Mar vão receber a primeira escala naquele empreendimento do Rotterdam, navio da companhia centenária Holland America Line. A referida visita integra-se num itinerário de 34 dias, que se inicia e termina em Roterdão, com destino às Caraíbas e contempla escalas em Southampton, St. Maarten, St. Lucia, Tortola, Aruba, Curacao, Trinidad & Tobado, entre outras. Com 1304 passageiros a bordo, tem chegada prevista para as 7h00 de quarta-feira e deve largar, rumo a Tortola, pelas 17h00 .
Após ter sido construído nos estaleiros Fincantieri, em Veneza, o Rotterdam foi inaugurado em Dezembro de 1997 pela princesa Margriet da Holanda. É o sexto navio da operadora holandesa a assumir a designação da primeira embarcação que navegou para esta companhia no já longínquo ano de 1872. Não sendo um dos maiores paquetes daquela frota, é, juntamente com o idêntico Amsterdam, navio-almirante da Holland America Line.
Com 238 metros de comprimento, 32 metros de largura e 7,5 metros de calado, possui 59,652 toneladas de arqueação bruta, tendo capacidade para atingir uma velocidade máxima de 25 nós o que lhe valeu a carinhosa designação de “Fastdam”. Com lotação máxima para 1668 passageiros e 593 tripulantes, possui 12 decks para passageiros, com um total de 660 cabines, 542 das quais com vista para o exterior e apenas 118 interiores.
Habitual visitante do nosso arquipélago, a Holland America Line tem vindo a reforçar as suas escalas nos Açores, 9 em 2012 e com previsão de 12 para 2013, tornando a nossa Região num ponto de referência das suas rotas transatlânticas e, à semelhança de outras operadoras, continua apostada em cá trazer os seus principais navios de cruzeiro.
No próximo ano, o Rotterdam vai voltar aos Açores, igualmente no mês de Novembro, desta feita no dia 22 em Ponta Delgada e no dia seguinte na Horta.

na quinta-feira, marca a estreia em Ponta Delgada da mais recente aquisição da conhecida operadora germânica Hapag Lloyd. Esta escala inaugural nas Portas do Mar é protagonizada pelo Columbus 2, navio que está a realizar um itinerário de 10 dias entre o Funchal e Nova Iorque. O paquete alemão tem previsto a chegada ao porto açoriano pelas 9h00 estimando-se que cá permaneça até às 18h00.

 Procedente de Lisboa e com destino a Ft. Lauderdale, o mais antigo navio da prestigiada companhia holandesa Holland America Line, Prinsendam, efetua quinta-feira  a sua terceira escala deste ano no porto da Horta, onde tem prevista permanência entre as 7h00 e as 16h00.

 Depois do Rotterdam e do Columbus2, sexta-feira será a vez do empreendimento Portas do Mar receber o navio de cruzeiros Grand Princess, da conhecida operadora Princess Cruises. O apelativo navio americano encontra-se em viagem transatlântica de 14 dias entre Southampton e Ft. Lauderdale, incluindo no seu roteiro visita a Le Havre (Paris), Vigo, Lisboa, Ponta Delgada e Kings Wharf, na Bermuda. Prevê-se que a chegada ao nosso porto ocorra pelas 9h00 e estima-se que cá permaneça até às 18h00.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados