Quase 80 mil votos decidiram os 38 projetos vencedores do 1º Orçamento Participativo Portugal


 

Lusa/AO Online   Nacional   14 de Set de 2017, 07:34

Quase 80 mil votos decidiram que os três milhões de euros do primeiro Orçamento Participativo Portugal vão ser utilizados para executar 38 projetos, dois de âmbito nacional e os restantes regionais, sendo os vencedores conhecidos hoje à tarde.


Em antecipação à agência Lusa, fonte oficial do Governo adiantou que na primeira edição do Orçamento Participativo Portugal foram 78.815 os votos que determinaram quais os projetos vencedores entre os 601 que estavam a concurso, período de votação que decorreu online entre 07 de junho e o último domingo.

Os três milhões de euros destinados à edição de estreia deste mecanismo de democracia participativa vão permitir executar 38 projetos vencedores, sendo dois de âmbito nacional e 36 de âmbito regional (Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores).

Os vencedores serão hoje à tarde anunciados pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e pela secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, numa cerimónia marcada para as 15:00, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Os 601 projetos - 202 de âmbito nacional e 399 de âmbito regional - que estiveram em votação, nas áreas da cultura, agricultura, ciência e formação de adultos, foram as propostas validadas entre as mais 1000 apresentadas.

Entre janeiro e abril de 2017, foram realizados 50 encontros participativos por todo o país, nos quais participaram duas mil pessoas.

No final de agosto, o Governo aprovou, em Conselho de Ministros, o aumento da verba destinada à segunda edição do Orçamento Participativo de Portugal, que passará a contar com cinco milhões de euros.

"O Orçamento Participativo Portugal é um compromisso assumido no Programa do XXI Governo e um instrumento para melhorar a qualidade da democracia através da aproximação dos cidadãos à política", referia o texto.

 



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.