Quase 40 jornais, rádios e televisões da diáspora vão aos Açores debater desafios

Quase 40 jornais, rádios e televisões da diáspora vão aos Açores debater desafios

 

Lusa/AO Online   Regional   21 de Abr de 2016, 19:56

Quase 40 órgãos de comunicação social das comunidades açorianas radicadas nos Estados Unidos, Canadá, Bermuda e Brasil vão juntar-se a partir de sexta-feira nos Açores para debater desafios comuns.

O encontro, organizado pelo Governo dos Açores, vai decorrer nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge e junta representantes de jornais impressos e eletrónicos, rádios e televisões, que vão analisar a sua ligação com a região, as novas plataformas e tecnologias e os desafios do futuro.

Segundo o subsecretário regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira, o objetivo do encontro, que irá juntar também representantes dos média do continente português, é promover o "estreitamento das relações que unem os órgãos de comunicação social dos dois lados do Atlântico".

A abertura oficial do encontro terá lugar sexta-feira, pelas 10:00, no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial, e inclui uma palestra de José Lopes de Araújo, diretor do Arquivo da RTP, intitulada "A Diáspora e os Media".

Neste primeiro dia de encontro, para o qual foram também convidados os órgãos de comunicação social dos Açores, irá realizar-se ainda um espaço de debate sobre os desafios da imprensa, da rádio e da televisão, moderado por Vamberto Freitas, da Universidade dos Açores.

O "Encontro de Órgãos de Comunicação Social da Diáspora Açoriana: Desafios Atuais e Futuros" pretende ainda potenciar a reflexão e o debate sobre temas como o bilinguismo e as novas plataformas de comunicação.

Além das sessões no Faial, estão previstas sessões de trabalho nas ilhas do Pico e São Jorge, para abordar temas como a valorização do mar nos Açores, os Açores enquanto destino turístico e as políticas ambientais no arquipélago.

Este encontro é organizado pelo Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, com a parceria do Gabinete da Subsecretária Regional da Presidência para os Assuntos Parlamentares.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.