Açoriano Oriental
Puigdemont assume mandato do povo para um Estado independente

O presidente do Governo catalão, Carles Puigdemont, declarou hoje no parlamento regional que assume o “mandato do povo” para que a Catalunha seja um “Estado independente”, mas propôs a suspensão dos seus efeitos para procurar o diálogo com Madrid.


Autor: Lusa/AO online

“Há um antes e um depois de 1 de outubro. Conseguimos o que nos comprometemos. Chegados a este ponto histórico, assumo (…) perante todos o mandato do povo para que a Catalunha se converta num Estado independente, sob a forma de República”, afirmou Puigdemont, sendo fortemente aplaudido pela bancada independentista.

De seguida, o líder do Governo catalão acrescentou: “O Governo e eu mesmo propomos que o parlamento suspenda os efeitos da declaração de independência para nas próximas semanas empreender um diálogo sem o qual é impossível alcançar uma solução acordada”.

Carles Puigdemont defendeu que, neste momento, é imperioso que “se reduza a tensão e também que haja uma vontade clara e comprometida para avançar quanto às exigências do povo da Catalunha a partir do resultado do referendo”.

O resultado do referendo de 01 de outubro, que deu vitória ao ‘sim’ pela independência e que foi considerado ilegal pela justiça espanhola, garantiu o líder catalão, terá de ser tido “em conta de forma imprescindível na época do diálogo” que se pretende abrir.

Puigdemont sublinhou os repetidos apelos ao diálogo e as várias ofertas de mediação, “algumas públicas, outras não”.

“Não somos delinquentes, não somos loucos, são somos golpistas. Somos gente normal, que pede para votar”, disse, na sua intervenção, em que vincou que os catalães apenas conhecem a linguagem das urnas.

A sua intervenção, de cerca de 25 minutos, terminou com um apelo direto “à responsabilidade de todos” - cidadãos, empresários, políticos, meios de comunicação, Governo e União Europeia.

“Aos cidadãos da Catalunha, que continuem a expressar-se como até agora, com total liberdade e respeito pelos que pensam de forma diferente. Às empresas e agentes económicos, peço que continuem a gerar riqueza. Às forças políticas, que contribuam com as suas palavras e ações para diminuir a tensão, tal como os meios de comunicação”, disse.

Por fim, pediu ao Governo espanhol “que escute”, se não às autoridades catalãs, então “aos que fazem o apelo à mediação, à comunidade internacional e aos milhões de cidadãos por toda a Espanha que pedem que renuncie à repressão e à imposição”.

Puigdemont pediu ainda à União Europeia que se “empenhe a fundo e que vele pelos seus valores fundacionais”.

Mariano Rajoy reiterou na segunda-feira que o executivo em Madrid "fará tudo o que for preciso", com “mão firme e sem complexos” para impedir a independência da Catalunha.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados