Açoriano Oriental
PSP inicia hoje 5.ª edição do programa "Estou Aqui" para encontrar crianças perdidas
A PSP inicia hoje a quinta edição do programa "Estou Aqui", que consiste na distribuição de pulseiras gratuitas para ajudar os pais e educadores a localizar crianças entre os dois e os nove anos que estejam perdidas.
PSP inicia hoje 5.ª edição do programa "Estou Aqui" para encontrar crianças perdidas

Autor: Lusa/AO Online

 

A Polícia de Segurança Pública tem este ano para distribuir 90 mil pulseiras gratuitas, disse à agência Lusa o subcomissário João Moura, da direção nacional da PSP.

João Moura adiantou que as pulseiras podem ser requisitadas no site do programa (https://estouaqui.mai.gov.pt) até setembro, mas mantêm-se ativas até 31 de dezembro.

Segundo a PSP, os pais que pretendam aderir ao programa têm de fazer o registo prévio da criança no site, podendo fazê-lo a partir de hoje, e as pulseiras podem ser levantadas nas esquadras escolhidas pelos pais após o registo ter sido concretizado com sucesso.

As pulseiras ficam disponíveis para serem entregues depois do sétimo até ao 25º dia, sendo o pedido cancelado caso as pulseiras não sejam levantadas.

De acordo com a PSP, o programa "visa facilitar e agilizar a localização dos educadores ou pais de crianças perdidas”, especialmente no período de verão.

Cada pulseira “é única”, sendo atribuída a cada uma um número diferente que, apesar de ser percetível, só pode ser lido pela PSP, através da base de dados.

Em caso de desaparecimento da criança, através de uma chamada para o 112, serão acionados os mecanismos necessários de comunicação com as forças de segurança, que enviarão para o local do desaparecimento uma patrulha policial.

Paralelamente, ao longo deste processo, que se pretende o “mais célere possível”, a PSP agilizará, através da força de segurança envolvida, o contacto com o responsável pela criança perdida, de acordo com os registos fornecidos no ato de adesão e ativação da pulseira, segundo a Polícia.

Nos últimos quatro anos, a pulseira foi usada por 110 mil crianças.

A PSP lança hoje o programa no Parque Infantil do Alvito, em Lisboa, onde vão ser entregues as primeiras pulseiras numa iniciativa que vai juntar cerca de 900 crianças.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados