Açoriano Oriental
PSP e GNR vão receber 47 viaturas do Governo dos Açores
A PSP e a GNR dos Açores vão receber 47 viaturas no âmbito de um protocolo com o Fundo Regional dos Transportes, anunciou hoje o secretário regional do Turismo e Transportes.
PSP e GNR vão receber 47 viaturas do Governo dos Açores

Autor: Lusa/AO Online

“Nos Açores, queremos que as forças de segurança aqui presentes estejam dotadas de todos os meios considerados prioritários que permitam um reforço da sua eficácia e eficiência, contribuindo, assim, para um incremento da defesa dos interesses quer dos açorianos, quer de quem nos visita, no que à sua segurança diz respeito”, declarou Vítor Fraga.

O governante, que presidiu, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, à cerimónia de assinatura de dois novos acordos entre o Fundo Regional dos Transportes, a PSP e a GNR, considerou que o “sentimento de segurança” que se vive nos Açores “é um fator de atratividade, uma vez que a escolha dos destinos turísticos está “fortemente relacionada” com esse aspeto.

Ao abrigo dos protocolos hoje assinados, a PSP recebe 40 novas viaturas no valor de 804 mil euros, bem como material de seguimento e vigilância para a investigação criminal, no total de 14 mil euros, enquanto a GNR irá beneficiar de sete novas viaturas no valor de 125 mil euros, sendo estes montantes provenientes das coimas que são aplicadas nas estradas dos Açores.

Defendendo que “estimular esse círculo virtuoso” entre o turismo e a segurança é um dever de todos, incluindo do Governo dos Açores, Vítor Fraga afirmou que, tendo a região assumido o turismo como um dos seus principais pilares de desenvolvimento ”é claro que a segurança tem aqui um papel fundamental”.

Vítor Fraga referiu que os turistas podem usufruir nos Açores de uma “sensação de bem-estar e segurança” que não encontram em muitos outros destinos, regozijando-se com o “bom relacionamento institucional” que tem mantido, ao longo dos anos, com as forças de segurança.

“Sem nunca esquecer que a responsabilidade de financiamento das forças de segurança é do Estado português, é com muito gosto que temos sempre procurado encontrar soluções que se adequem às necessidades dessas forças no nosso arquipélago”, adiantou o secretário regional.

Com base nestas soluções, Vítor Fraga acrescentou ter sido possível, por exemplo, em 2013, nos acordos celebrados a 29 de abril, a compra de 20 viaturas da PSP, num investimento de cerca de 492 mil euros, de equipamento informático também para a PSP, num valor superior a 58.700 euros, bem como o investimento de cerca de 59 mil euros para a compra de quatro viaturas para a GNR.

Vítor Fraga sustentou, ainda, ser pretensão do Governo dos Açores atingir os valores europeus em termos de segurança rodoviária, visando reduzir o número de acidentes e alertar para a existência de uma nova rede viária que tem que ser utilizada com precaução.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados