Açoriano Oriental
PSD responsabiliza Governo por "estado desolador" das termas da Graciosa
O PSD da ilha Graciosa responsabilizou o Governo Regional pelo "estado desolador" e de "abandono" em que se encontram as termas do Carapacho, sustentando que deveriam reabrir este mês.
PSD responsabiliza Governo por "estado desolador" das termas da Graciosa

Autor: Lusa/AO online

 

De acordo com um comunicado da Comissão Política de Ilha da Graciosa do PSD, em fevereiro, em informação prestada à Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa, o presidente da câmara municipal afirmou que, segundo o diretor regional do Turismo, as termas do Carapacho iriam reabrir este mês.

“Já antes, em novembro de 2015, o mesmo diretor regional afirmava que as termas iriam reabrir em pleno este ano, depois de executadas novas obras de reabilitação. Chegados a maio de 2016, as termas apenas estão com a piscina de água quente a funcionar, não possuindo qualquer outra valência”, referem os social-democratas.

O PSD/Graciosa recordou que as termas do Carapacho “sofreram avultadas obras de reabilitação” em 2010 e que, após essa data, “tem sido um verdadeiro calvário de obras atrás de obras e de encerramentos atrás de encerramentos”.

“Dos duches ‘vichy’ aos tratamentos na área da reumatologia, das massagens terapêuticas aos duches de jato com água termal, passando pelos tratamentos de saúde, lazer e bem-estar, das imersões ou do ‘jacuzzi’, nada disto está ao serviço dos graciosenses e de quem visita a ilha, consistindo num verdadeiro escândalo”, lê-se no comunicado.

O PSD/Graciosa exige que “sejam retiradas consequências políticas do estado a que se deixou chegar aquela infraestrutura”, acrescentando que a ilha “não pode continuar a ser tratada desta forma pelo poder político regional, perante o silêncio do PS/Graciosa e dos responsáveis autárquicos eleitos nas suas listas”.

Em resposta, o diretor regional do Turismo, João Bettencourt, contrapôs que as termas do Carapacho “nunca estiveram encerradas” e que estão operacionais desde julho de 2015, sem interrupção.

João Bettencourt esclareceu que, no que toca às valências termais, registaram-se desde julho de 2015 mais de 4.500 pessoas que frequentaram as termas e banharam-se nas águas termais, admitindo, contudo, que a vertente de ‘spa’ ainda não está operacional.

O responsável assume ter dito serem necessárias intervenções no complexo termal do Carapacho, acrescentando que, dada a sua “complexidade”, foi assumido perante os projetistas a “necessidade de reformulação dos projetos de execução”, tendo como referência a canalização.

João Bettencourt especificou que esta será “devidamente certificada” pela entidade responsável pela área da saúde, por forma a evitar “mais problemas” no futuro.

O diretor regional do Turismo lamentou ainda que o PSD/Graciosa não tenha solicitado à entidade responsável pelas termas do Carapacho que “permitisse visitar o local” e “explicasse quaisquer dúvidas que pudessem ter”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados