Açoriano Oriental
PSD e PCP criticam atraso na baixa de impostos nos Açores
PSD e PCP acusaram esta quarta-feira o Governo Regional dos Açores de estar a atrasar a redução dos impostos no arquipélago para garantir "milhões de euros" aos cofres públicos.
PSD e PCP criticam atraso na baixa de impostos nos Açores

Autor: Lusa/AO Online

 

"O Governo Regional que se queixa da austeridade todos os dias vai ficar com muitos milhões de euros em impostos que já deviam ter baixado e que só não baixam porque o Governo Regional não quer. Sempre que ouvirem um socialista a queixar-se da austeridade os açorianos podem ter a certeza: esse socialista, ao mesmo tempo que se queixa, está a meter as mãos nos bolsos das famílias e das empresas dos Açores", disse o deputado do PSD João Bruto da Costa.

O social-democrata falava num debate no parlamento dos Açores, numa interpelação ao executivo açoriano, agendada pelo PSD, sobre "a anemia do investimento", a "estagnação" da economia e a crise social no arquipélago.

"A anemia do investimento e a estagnação da economia combatem-se com a descida dos impostos para as famílias e com a descida dos impostos para as empresas", defendeu João Bruto da Costa.

No mesmo debate, também o deputado do PCP Aníbal pires lamentou a "recusa" dos socialistas, que governam os Açores, em baixarem os impostos em toda a "amplitude" que permite o Orçamento do Estado.

"Uma situação vergonhosa, em que o PS/Açores atrasa essa redução o mais que pode, embolsando alguns milhões de euros a cada mês que passa, como propõe, afinal, não reduzir a taxa máxima do IVA que, como todos sabem é receita fiscal mais significativa", disse o dirigente comunista.

Durante esta interpelação, PSD e Governo Regional fizeram um diagnóstico diametralmente oposto sobre a situação económica e social dos Açores.

João Bruto da Costa referiu que "os Açores têm o desemprego mais alto do país, o maior risco de pobreza e a maior taxa de atribuição do Rendimento Social de Inserção", que "existem pescadores nos Açores com rendimentos mensais inferiores a 100 euros" e que desde que o atual Governo Regional socialista tomou posse, no final de 2012, a economia das ilhas "não parou de cair".

Já o vice-presidente do Governo Regional, Sérgio Ávila, respondeu que "os dados estatísticos que têm vindo a sair revelam uma retoma dos indicadores económicos" dos Açores, incluindo do investimento.

"A retoma progressiva da atividade económica tem tido também uma repercussão consolidada na redução do desemprego", acrescentou o vice-presidente, referindo os últimos dados do INE e do instituto do emprego.

Sérgio Ávila destacou também os apoios sociais que existem nos Açores, sem paralelo no resto do país.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados